PSB, PDT e PCdoB formam bloco de oposição a Bolsonaro

Foto: Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados
Foto: Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados

Sem o PT, o PSB, o PDT e o PCdoB anunciaram nesta quinta-feira (20) a criação de um bloco na Câmara dos Deputados. Os três partidos começaram a se articular após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) e formarão um grupo de oposição.

O PSB elegeu 32 parlamentares, o PDT terá 28 e o PCdoB, que não conseguiu ultrapassar a cláusula de barreira, nove.

“Comporão um bloco partidário que fortaleça as posições políticas e a ação parlamentar desses partidos que têm identidade histórica e mais aqueles que eventualmente ao bloco queiram se reunir. Reafirmam, assim, que farão oposição ao governo eleito, em conformidade com o resultado e o desejo expresso pelas urnas, em defesa da democracia, dos direitos sociais, dos valores éticos e republicanos e defenderão ideias e propostas a favor dos interesses do país”, afirma a nota assinada pelas lideranças dos três partidos, Tadeu Alencar (PSB-PE), André Figueiredo (PDT-CE) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

Na eleição, o PCdoB lançou Manuela D’Ávila como candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT), derrotada no segundo turno. O PDT tinha como candidato Ciro Gomes, que ficou em terceiro no primeiro turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *