PSB pedirá execução da sentença que determinou a cassação de Júlio Lossio
1- O Partido Socialista Brasileiro vai entrar com uma ação nesta quinta-feira pedindo a execução da sentença do TRE que cassou o mandato e os direitos políticos por 8 anos do prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB).
2- O pedido será despachado para o juiz eleitoral de Petrolina.
3- Em seguida, o magistrado notificará o presidente da Câmara Municipal para dar posse ao segundo colocado, que foi o deputado federal Fernando Filho (PSB).
4- Isso não significa, entretanto, que a batalha jurídica já chegou ao seu final.
5- É que o prefeito Júlio Lossio também protocolou ontem no TRE um Recurso Especial pedindo a reforma da decisão que cassou o seu mandato.
6- Este recurso seguiria hoje para o TSE para ser examinado pela relatora dos processos de Petrolina, ministra Laurita Vaz.
7- Como não tem efeito suspensivo, o deputado Fernando Filho poderá tomar posse como prefeito, mas com uma particularidade: terá que renunciar ao mandato.
8- Lêucio Lemos, advogado do prefeito, informou hoje ao Blog que Júlio Lossio vai ajuizar também no TSE uma Ação Cautelar pedindo para ficar no cargo até o julgamento do Recurso Especial.
9- Se o pedido for deferido, Fernando Filho, se já tiver sido empossado, terá que deixar a prefeitura e aí ficará sem o mandato de deputado e sem o mandato de prefeito.
10- O jogo dessa disputa é pesadíssimo porque coloca em campos opostos dois candidatos a presidente da República: Dilma Rousseff e Eduardo Campos.
11- É que se Lossio vencer a parada, fará campanha pela reeleição de Dilma e se o vencedor for Fernando Filho, fará a campanha de Eduardo Campos.
É isso aí.
(Inaldo Sampaio)