PSL está de portas abertas para filiação de Bolsonaro

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

 

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ainda está na busca por uma legenda para abrigar sua candidatura à presidência da República. E parece que o Partido Social Liberal (PSL), comandado pelo deputado pernambucano Luciano Bivar, desponta como agremiação favorita para receber a sua filiação. Enquanto as conversas com o Patriota (antigo Partido Ecológico Nacional) esfriaram, mesmo com a assinatura de uma pré-filiação à agremiação – que mudou estatuto e nome para recebê-lo –, os encontros de Bolsonaro com o presidente do PSL vêm mostrando muitos pontos de convergência nos discursos sobre a economia entre o pré-candidato e a legenda, segundo o próprio Bivar.

As reuniões ocorrem apesar da resistência do Livres, movimento interno do PSL que propõe a renovação do partido. O grupo soltou nota logo após a revelação das primeiras conversas entre Jair Bolsonaro e Bivar, rechaçando a possibilidade de Bolsonaro se filiar ao partido.

De acordo com a coluna Painel da Folha de S. Paulo, os dois deputados vão se encontrar nesta sexta-feira (5), no Recife. Oficialmente, o motivo da reunião é a discussão sobre temas da área econômica e tributária, já que o PSL tem como bandeira o imposto único.

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Contudo, fontes ouvidas pela reportagem afirmam que Bolsonaro e Bivar vão tratar da possibilidade do deputado carioca se filiar ao partido. Já o presidente da sigla faz questão de dizer que ele tem procurado o PSL para discutir sobre o projeto fiscal. “A gente fica até feliz (com as conversas com Bolsonaro) porque é uma coisa que a gente briga há 15 anos (imposto único) sobre esse manicômio tributário que hoje impera nesse país”, afirma Bivar em entrevista ao Blog de Jamildo.

A aproximação entre Bolsonaro e um partido de viés liberal, o PSL, é mais uma mostra da intenção do deputado em dar recados ao mercado financeiro. Sobre essa movimentação, Bivar disse que Bolsonaro tem “afinado muito suas ideias econômicas e tributárias” com as da legenda. “Estão havendo muitos pontos de convergência com essa conversa que a gente tem tido”, disse.

Apesar das especulações sobre uma possível candidatura de Jair Bolsonaro pelo PSL, Bivar fez questão de afirmar que as conversas sobre a questão econômica não estão condicionadas à uma filiação do deputado. “Não perguntei a ele (sobre uma filiação ao partido), eu achei que seria impertinente, não quis que nossas opiniões tributárias fossem realizadas em função de uma filiação”, disse.

Em relação a essas conversas chegarem à filiação de Bolsonaro e a uma eventual mudança do estatuto e ao nome do partido para abrigar o pré-candidato à presidência, o deputado pernambucano não descartou a possibilidade. “Não existe cláusula pétrea em estatuto, tudo é suscetível de alteração, mas não necessariamente modificações que alterem o cerne da nossa doutrina liberal”, complementa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *