PT usará vitória de Caetano para esconder quadro de derrota na Bahia, diz deputado bolsonarista
Apesar da afirmação, o PL, sigla de Leandro de Jesus, acumula um total de 16 derrotas em 22 disputas nos dois turnos do pleito municipal
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) afirmou que o PT e a esquerda vão tentar usar a vitória de Luiz Caetano como prefeito de Camaçari para escamotear um quadro de derrota na Bahia. Em uma publicação na rede social X, o parlamentar bolsonarista escreveu que o caminho para o crescimento da direita no Brasil está sendo “construído com sucesso”. Apesar da afirmação de Jesus, o PL acumula um total de 16 derrotas em 22 disputas no pleito municipal de 2024.
“Não desistiremos do nosso plano de despetizar a Bahia. Eles vão tentar fantasiar uma conquista com a vitória em Camaçari, mas a realidade é outra: eles perderam espaço e vão perder ainda mais em 2026”, disse o parlamentar.
Sem apresentar provas, Leandro de Jesus também endossou críticas de aliados de Flávio Matos (União Brasil), prefeiturável derrotado, de que o PT usou o “poder paralelo” para ganhar as eleições. “A realidade não muda: o PT foi atropelado na Bahia. Levou Camaçari por muito pouco, mesmo porque usou o poder paralelo e muita gente foi ameaçada. O PT das facções foi tratorado na Bahia. Que venha 2026”, publicou.
O PSD, legenda da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), é o partido que mais elegeu prefeitos no pleito deste ano: conquistou nas urnas 115 dos 417 municípios baianos.
O Avante, em segundo lugar, saiu vencedor em 60 cidades.
Apesar dos reveses em cidades importantes como Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Barreiras e Feira de Santana —o segundo maior colégio eleitoral baiano—, o PT ocupa o terceiro lugar, com 51 prefeituras conquistadas, incluindo Camaçari, o quarto maior colégio.
Na quarta posição, o PP soma 41, e o União Brasil, principal sigla de oposição ao governo estadual, em 5º, 39 prefeitos eleitos em 2024.
Entre as capitais, o PL de Leandro de Jesus foi o partido que com maior número de candidatos a prefeito no segundo turno (9), mas saiu vitorioso em apenas duas cidades.