PTB entrega os cargos que detinha no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife
O senador Armando Monteiro, presidente regional do PTB, entregou nesta sexta-feira (11) os cargos que o partido ocupava no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife.
No Governo do Estado, o partido controlava o Detran e a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo e, na Prefeitura do Recife, a Secretaria de Saneamento.
Os ocupantes desses cargos eram, respectivamente, Fátima Bezerra, Antonio Carlos Maranhão Aguiar e João Batista Alves.
O senador convocou todos os líderes políticos do partido para uma reunião na noite desta sexta-feira em seu escritório político da Ilha do Leite.
Ele alegou que estava entregando os cargos a fim de dispor de mais liberdade para fazer suas articulações políticas visando à disputa pelo governo estadual em 2014.
A saída do PTB do governo estadual foi o primeiro passo dado em Pernambuco para o esfacelamento da Frente Popular, que obteve duas expressivas vitórias no Estado em 2006 e 2010.
Esta Frente, unida, elegeu duas vezes Eduardo Campos para o governo estadual e, em 2012, Geraldo Júlio (PSB), para prefeito do Recife.
Em 2010, elegeram-se nesta Frente para o Senado os candidatos Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT).
O PTB foi o primeiro partido, depois do PSB, a declarar apoio à candidatura de Geraldo Júlio em 2012.
Agora, que Armando Monteiro pretende disputar o governo em contraposição ao candidato do PSB, não dava mesmo para continuar integrando a PCR e o governo estadual.