Qualidade da água: número de coleta das amostras na BR-235/BA aumenta por conta chuva

Dos 46 pontos monitorados, 30 estavam com água. Na campanha anterior, o número era 25

agua22

A quinta Campanha de Monitoramento de Qualidade da Água nos rios, açudes e córregos que ficam no entorno da BR-235/BA registrou 30 coletas de amostras d´água. O número é maior que a ação anterior, que coletou 25. Durante três dias do mês julho foram monitorados 46 pontos d’água, sendo que 16 estavam secos.

O motivo do aumento no número de pontos com água foi a chuva que atingiu a região norte da Bahia no mês de junho. A ação realizada a cada três meses é uma forma de controlar e, consequentemente, minimizar a contaminação gerada pelo empreendimento nos pontos d’água da região.

Parte de todas as variáveis das amostras foi analisada em campo com ajuda de uma Sonda Multiparâmetro – equipamento medidor da qualidade da água. Outra parte das variáveis foi encaminhada para laboratório, onde também será avaliada.

O Lote 5, que vai do distrito de Pinhões até Juazeiro, obteve o maior número de coletas: 14 amostras. Já o Lote 4, que começa em Uauá e segue até Pinhões, registrou apenas dois pontos de coleta por ser uma região com clima mais seco e sem chuvas. Nos Lotes 1 e 2, que juntos formam cerca de 150 quilômetros e pega da divisa da Bahia com Sergipe até Canché, foram feitas 14 coletas.

A Campanha de Monitoramento de Qualidade da Água é uma atividade da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto de Implantação e Pavimentação da rodovia baiana conta com 283,3 quilômetros em obra e representa um investimento na ordem de R$ 420 milhões. A obra está sendo executada desde o primeiro semestre de 2014 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *