“Quando tomamos posse não tinha um gabinete odontológico”, diz secretário de saúde Jorge Lobo fazendo um comparativo sobre o antes e o depois em Uauá

Redação

Durante solenidade de assinatura para ordens de serviços, nesta quarta-feira (01/05), pelo prefeito Marcos Lobo, em Uauá, o secretário municipal de saúde, Jorge Lobo, em contato com a reportagem do AP, apresentou um balanço sobre os avanços na saúde local.

“No dia de hoje quero parabenizar todos os trabalhadores do país. Para nós é uma grande honra está sendo agraciado com mais obras para o município. Na próxima semana estaremos inaugurando o posto de saúde da Fazenda Caldeirãozinho, e temos ainda a implantação do gabinete odontológico em Caldeirão da Serra. Ainda assim, provavelmente iremos dar início a inauguração da sala de raio X no hospital municipal. Quer dizer, são muitas obras em tão pouco tempo”, revelou o Secretário.

Para conseguir essas ações, foi necessário o prefeito Marcos Lobo, juntamente com o secretário, solicitarem ajuda de deputados, secretários e do próprio governador Jerônimo Rodrigues. “Conseguimos ajuda do governador Jerônimo, dos deputados Roberto Carlos, Neto Carletto, e outros, para o nosso município, mas estamos ainda numa fase de recuperação da saúde. Na próxima semana estaremos comprando mais um carro para saúde, o deputado Roberto Carlos arranjou mais uma Hilux, estão chegando mais duas ambulâncias doadas pelo governador Jerônimo. Nos próximos dias o município estará lançando uma licitação para concluir os serviços da parte externa do hospital”, disse o secretário Jorge Lobo.

O Secretário Lobo revelou ainda que o município está construindo um posto de saúde no povoado de São Paulinho. “Depois vamos iniciar a construção de uma UBS em Serra da Canabrava através de emenda do deputado Roberto Carlos e da ação do Governo do Estado da Bahia. Está em processo de conclusão a construção das novas instalações da secretaria de saúde. Temos ainda o nosso centro cirúrgico que já se encontra disponível em Salvador. Esperamos que a partir do mês de julho estejamos  fazendo cirurgias dentro de nosso hospital”.

O antes e o depois

O secretário fez uma comparação do antes e depois na Secretaria de Saúde do Município. “Quando tomamos posse não tinha um gabinete odontológico. Com este que estamos levando para Caldeirão da Serra, já são oito, mais outro em Poço do Vieira que iremos instalar nos próximo 30 dias, mais outro em 40 dias na comunidade de Caratacá e ainda mais outro aqui no bairro Mãe Rainha, perfazendo o total de onze equipes. Hoje estamos atendendo 160 pessoas ao dia. Daqui a 40 dias são quase 220 pessoas ao dia. Se for multiplicar na semana, são mais de mil pessoas atendidas na saúde. Se for no mês, vai dar quase 4 mil pessoas. Para quem não tinha nada, eu acho que são avanços valorizando pessoas mais pobres. Quando assumimos, encontramos na secretária de saúde apenas uma ambulância do Samu e outra no hospital. Hoje temos dez ambulâncias, sendo que no hospital tem duas Master, uma Hillux e uma Fiorina. O Samu tem hoje uma ambulância zero e ainda conta com outra encostada para dar suporte na hora de necessidade. (…) Quando tomamos posse, a nota do município era 1.98, sendo que hoje estamos com 7.40, nota esta do Ministério da Saúde. Nós ultrapassamos a 3.500 municípios que estão com a nota abaixo de 7 no país. Então cada vez que a gente avança melhora a nota.  O nosso objetivo até o final do ano é aumentar mais ainda essa pontuação. (…)  Ainda quando assumimos, encontramos um médico atendendo no hospital durante os plantões, hoje temos dois exercendo suas funções durante 24 horas. Antes era dois médicos pagos pelo governo federal, hoje temos sete e mais três pago pelo município. No ano de 2023  foram 288 mil atendimentos nos PSFs com curativo, pressão, atendimento a gestante e odontologia. No passado não se chegou a dois mil atendimentos. Nós chegamos a distribuir por mês quase 500 mil comprimidos na atenção básica no Caps. A saúde deu uma grande melhorada com a população satisfeita”.

Campanha de combate a dengue

“Temos uma equipe de 14 pessoas e faremos mais cinco contratos. Todos os dias estamos realizado trabalhos de prevenções cumprindo todos os ciclos. Em Uauá tivemos dois casos de dengue. O prefeito está fazendo um pregão para contratar uma empresa para colocar produto em todos os povoados para combater  os mosquitos da dengue, muriçocas e maruim”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *