Ranilson admite irregularidades no abastecimento de água
Da Redação
Admitindo as irregularidades já denunciadas no programa Nossa Voz/Radio Grande Rio FM em relação ao abastecimento d’água através dos carros pipa, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, explicou quais são as medidas tomadas pelo Governo do Estado para coibir o uso eleitoreiro dessa medida emergencial.
Segundo Ramos, além da instalação de GPS nos veículos haverá a gestão compartilhada do serviço entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural das cidades atingidas pela estiagem. “Já tomamos decisões, o governador do estado já publicou um decreto transmitindo o controle à gestão do abastecimento de água para consumo humano através do carro pipa para um controle social composto pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e o IPA”.
Além disso, Ranilson informou que já tem 660 carros contratados. “Mas vamos chegar a 800. Petrolina, por exemplo, tem 58 carros pipa, onde atenderá 100 famílias por mês. Então nós teríamos aqui caminhões pipa suficientes para atender 5.800 famílias na zona rural, que já é um número suficiente para que pudéssemos amenizar o sofrimento dessas pessoas”.
Na ocasião, o secretário de agricultura do estado garantiu não existir atraso no pagamento do serviço prestado. “Nós pagamos na ultima terça (22), os carros pipa de março, nunca aconteceu isso, podemos pagar o carro pipa de abril no final do mês de maio porque a gente paga o mês subseqüente. Essa história de atraso não tem, não é verdade. Se tiver algum carro pipa em Petrolina com atraso é porque tem problema em documentação, ou o laudo do fim do mês não foi encaminhado para o IPA”, concluiu.
Informações Neya Gonçalves.