Raridade: última transmissão da TV Tupi, extinta há 40 anos
Cassada pelo regime militar, a Tupi foi a primeira televisão do Brasil e sua história se confunde, em alguns pontos, com a própria história recente do país
A TV Tupi, primeira rede de televisão no Brasil, teve sua concessão cassada pelo regime militar e foi lacrada sob a gestão do presidente Figueiredo em 18 de julho de 1980. Em mais um milagre do YouTube, agora podemos assistir à última transmissão da emissora criada por Assis Chateubriand em 1950.
No vídeo, funcionários e telespectadores da Tupi fazem apelos emocionados e emocionantes ao presidente. “Respeite nossas lágrimas, respeite nossos filhos. Não tire nossa estação do ar. Pelo amor que o senhor tem a sua mãe, senhor presidente, não deixe tirar nossa estação do ar”, desabafou o apresentador e ator Jorge Perlingeiro.
Já no apelo formal, feito com a voz padrão da emissora, há uma curiosidade. O discurso encerra assim: “Deixe-nos trabalhar, presidente. Só isso que desejamos. Só você pode realizar esse milagre. Nem João de Deus poderia operar esse milagre, só o João de Brasília. Deus o abençoe, senhor presidente”.
Sim, é aquele João de Deus mesmo, hoje condenado a 40 anos de prisão por abusar sexualmente de diversas mulheres. Mas, é como diz a Bíblia: “Deus perdoa os tempos da ignorância”.