Raul Gil é acusado de racismo e xenofobia pela imprensa internacional
O apresentador Raul Gil se envolveu numa confusão e está sendo acusado de ser racista e xenófobo pela imprensa internacional. No último dia 15, o grupo sul-coreano KARD se apresentou no palco do programa do SBT, e os comentários do veterano provocaram uma troca de farpas e acusações entre internautas do Twitter. O caso ganhou repercussão em veículos estrangeiros como a rede “BBC” e o jornal “Mirror”, da Inglaterra, além do Koreaboo, da Coreia do Sul.
Na presença de uma tradutora coreana, que falava português, Raul Gil começou a conversar com a banda e, em dado momento, perguntou se os dois meninos e as duas meninas eram solteiros. Com a resposta afirmativa, a plateia, formada por mulheres, gritou. Nesse momento, o apresentador disse:
“Por que vocês estão gritando? Vocês não sabem, com esse olhão grande, tem que esticar”, comentou, para depois dar uma risada.
Tímidos, o quarteto pouco reagia às investidas do animador. Nos cerca de 20 minutos em que os quatro cantores permaneceram no palco, internautas dos dois países começaram a discutir sobre a postura de Raul Gil, de 79 anos, e a hashtag #DoYouWantKorea ficou entre as mais citadas na rede.
Antes de o quarteto se apresentar, um grupo de crianças fez um cover de músicas da Coreia do Sul. Na conversa com os pequenos, o apresentador usou a expressão “abre o olho” e ainda tentou imitar o sotaque de asiáticos falando português.
Procurada, a emissora e o apresentador ainda não se pronunciaram sobre o caso.