Realizado último Encontro de Cirandas Parceiras em 2015
Intitulado de “Cirandas Parceiras”, o encontro com profissionais da rede socioassistencial, saúde e educação do município, em parceria com a Pastoral da Mulher de Juazeiro teve a sua sétima edição realizada no final do mês de novembro. Esse encontro vem acontecendo desde o primeiro semestre de 2015, onde profissionais se reúnem para discutir casos que chegam aos diversos serviços que atuam e juntos estudar melhores estratégias para intervir em suas demandas.
Atualmente 19 entidades participam do Cirandas, dentre eles; os Centros de Referência e o Centro Especializado da Assistência Social, Centro de Informação em DST/HIV/AIDS, Centro Especializado de Atendimento à Mulher Maternidade Municipal de Juazeiro, Fundação Lar Feliz, Centro de Atenção Psicossocial, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Conselho Tutelar, Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social, Unidades Básicas de Saúde da Família, Pastoral da Criança e Pastoral da Mulher. Contou-se também com a participação do Consultório na Rua e um Centro de Referência da Assistência social da cidade vizinha, Petrolina.
No último encontro do ano, Joice Oliveira e Railane Delmondes, trabalhadoras sociais da Pastoral da Mulher de Juazeiro, promoveram um momento formativo acerca do processo de acolhida, abordando questões como: qual atendimento prestamos aos usuários dos serviços? Como recepcionamos o público? Oferecemos uma escuta personalizada? Temos perfil para trabalhar nas áreas da saúde, assistencial social, educação e outras? Como nos sentimos diante da atual situação social do país que afeta diretamente nos serviços prestados? Todos os aportes foram direcionados para que possamos realizar um melhor atendimento aos usuários que chegam aos serviços com várias demandas e muitas vezes nos perde respostas urgentes.
Acreditando que somente juntos poderemos realizar um trabalho mais sólido e com efetividade os profissionais decidiram apostar no Cirandas Parceiras em 2016. O próximo encontro tem previsão para acontecer no dia 28 de janeiro de 2016, e a equipe da Pastoral da Mulher de Juazeiro/BA, Unidade oblata na região do Vale do São Francisco, agradece a todas as instituições que acreditam no trabalho articulado e somam forças para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente das mulheres, promovendo a garantia de direitos.