Rebeca Gusmão fala sobre tentativas de suicídio: “parecia outra pessoa”
E mais: “A Garota da Mota” é teste para terceirização no SBT; Record foi esquecida em filme de Fábio Porchat; Diego Montez, o sucesso sem influência
A atleta e ex-participante de “A Fazenda 8”, Rebeca Gusmão, acaba de lançar seu polêmico livro “Virada Olímpica”. A publicação da editora Astral Cultural traz revelações de bastidores sobre a acusação de doping que ela sofreu em 2009, sua participação no reality show da Record e as duas tentativas de suicídio após ser banida da natação.
Em entrevista exclusiva para este colunista do NaTelinha, a campeã pan-americana Rebeca Gusmão contou os motivos que a levaram a escrever sobre momentos tão difíceis na sua carreira. “Acho que toda atleta deveria escrever um livro sobre sua trajetória, sobre as vitórias e derrotas. Por trás de cada medalha existe uma história, e história de atleta inspira as pessoas. No meu caso eu precisava colocar pra fora tudo que passei, para que outras pessoas pudessem saber que elas também podem superar grandes dificuldades”.
Um dos trechos mais polêmicos do livro “Virada Olímpica” é quando Rebeca conta sobre sua depressão profunda. Na época, a atleta se entregou à bebida alcoólica, teve compulsão por comida e cometeu duas tentativas de suicídio.
Segundo Rebeca Gusmão, foi difícil escrever sobre as tentativas de tirar a própria vida. “Primeiro por conta da família que nunca falei os detalhes, segundo porque se eu fosse deixar para escrever só agora, e não na época, não teria lembrado dos detalhes. Quando li todo o capítulo eu chorei muito e me perguntava porque fiz aquilo, porque pensei. E o mais estranho é reviver aquele momento em cada frase que escrevi na época, parecia que eu era outra pessoa”, lembra.
Na publicação, ela revela que o momento mais difícil na sua passagem pelo reality “A Fazenda”, no ano passado, foi quando virou a cama e escondeu as coisas de Mara Maravilha. “Lá dentro, foi o jeito que encontrei para extravasar a raiva que foi se acumulando depois que levaríamos a quinta punição por culpa daquela pessoa”, diz num trecho da pagina 132 do livro.
Sobre participar novamente do programa, Rebeca Gusmão é direta: “Não, não faria não. Não no momento. ‘A Fazenda’ serviu para testar meu limites com os outros e comigo mesma. Foi uma experiência marcante, mas muito difícil. Tive um começo de depressão e me assustou muito ter que passar por tudo aquilo e não poder fazer nada, você fica doido mesmo, perde o controle, começa a ser algo que não é. Aqui de fora as pessoas não fazem ideia do que passamos e nos julgam demais. Não sei se conseguiria encarar outro reality, não vou dizer “‘dessa água nunca mais beberei'”.
Foto: Fábio Carvalho
Quanto às amizades que fez no reality rural, ela conta que até hoje tem contatos diários com Amaral, JP Mantovani, Li Martins, Marcelo Bimbi e Edu K. “São amigos de coração”, diz.
Em agosto, durante os Jogos olímpicos, Rebeca Gusmão vai ser mãe pela primeira vez. O nome já foi escolhido e será Zeus. “Não existe medalha olímpica, recorde, glória, dinheiro, fama, nada que substitui a emoção de ter um filho, principalmente nessa época”, finaliza.