Recurso do prefeito de Uauá cai em Brasília e a vida do ‘Lobo’ se complica ainda mais
Da Redação
Na ultima terça-feira (6), a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau deu parecer contrário referente ao recurso apresentado pelo prefeito Jorge Lobo (PRTB) relacionado ao acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) que decidiu cassar o diploma do gestor.
A justiça reconheceu as denúncias de abuso de poder político e econômico, prática de corrupção, malandragens, fraude, captação ilícita de dinheiro, dentre outras, cometidos durante o período eleitoral de 2008, o que provocou a reeleição do atual gestor e o esvaziamento cofres da prefeitura. As denúncias foram apresentadas pelos prejudicados: Olímpio Cardoso Filho e Marco Aurélio, ambos candidatos a prefeito e vice.
Mesmo depois da decisão da justiça baiana, em manter no cargo o prefeito ficha suja, mais denuncias de irregularidades foram acumuladas, o que tem deixado parte da população, advogados, entidades organizadas e pessoas de bem desestimulados, isso porque resta mais outra decisão judicial a ser tomada com data indefinida. Com isso, corre o risco do gestor concluir o mandato ileso. De acordo o processo, foram mais de vinte audiências para que a papelada chegasse as mãos da procuradora Sandra Cureau, sendo que nestas alturas do campeonato, resta, apenas, nove meses para encerrar o mandato.
Neste ano de campanha, parte das atenções está voltada para outubro, o que pode complicar mais ainda as coisas. “Espero que seja julgado este mês. Com o parecer já prolatado, e com a proximidade das eleições, vez que não se pode passar mais processos atrasados para as eleições deste ano, espera que as coisas deem certo. Só resta agora o relatório do ministro Gilson Dipp – responsável do recurso –, para depois acontecer o julgamento pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral”, almeja o advogado Pedro Peixinho.