Rede Sustentabilidade consegue mínimo de diretórios para criação da sigla
A Rede Sustentabilidade, partido idealizado pela ex-senadora Marina Silva, conseguiu nesta quarta-feira homologar na Justiça Eleitoral a criação do diretório estadual da legenda no Amapá, alcançando um total de nove representações estaduais, mínimo necessário para a obtenção do registro da sigla. A informação foi dada por Marina no Twitter.
A direção nacional do partido busca agora a validação de mais assinaturas de apoio para a criação da legenda. Pela legislação eleitoral, além dos nove diretórios estaduais, uma sigla precisa de 492 mil assinaturas para que seja oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até o momento, em torno de 345 mil assinaturas foram certificadas e outras 180 mil aguardam análise da Justiça Eleitoral. O partido corre contra o tempo para apresentar aos cartórios eleitorais novos lotes de assinaturas, para garantir o registro da sigla caso haja problemas nos apoios apresentados.
Na última segunda-feira, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz deu um prazo de cinco dias, que vence na sexta-feira, para que a Rede Sustentabilidade apresente as certidões consolidadas comprovando que a legenda tem o número mínimo de assinaturas necessárias. A sigla precisa obter o registro de criação até o dia 05 de outubro, um ano antes das eleições presidenciais. (O Globo)