Pesquisa do Ibope divulgada no último final de semana aponta o ex-presidente Lula liderando as intenções de voto para a corrida eleitoral do próximo ano, embora ele próprio ainda não saiba se poderá ou não entrar na disputa por conta das cinco ações penais a que responde.
De acordo com o levantamento, o petista tem 30% de votos consolidados (o eleitor diz que vota nele e ponto final) e 51% de rejeição (o eleitor diz que não vota nele de jeito nenhum).
No entanto, segundo o Ibope, que fez a pesquisa no início deste mês, a rejeição ao ex-presidente caiu 14 pontos percentuais do impeachment de Dilma Rousseff para cá. Era 65% em abril do ano passado e está agora em 51%.
Já a pesquisa do Vox Populi divulgada na última nesta terça-feira (18) aponta o ex-presidente liderando todos os cenários para as eleições de 2018.
Ele tem entre 44% a 45% dos votos válidos, ante 32% a 35% da soma dos seus adversários em três cenários.
No primeiro, Lula tem 45%, Aécio Neves (PSDB) 9%, Jair Bolsonaro (PSC) 11%, Marina Silva (REDE) 10% e Ciro Gomes (PDT) 4%.
No segundo, com o PSDB tendo como candidato o governador Geraldo Alckmin (SP), Lula tem 45%, o tucano 6%, Bolsonaro 12%, Marina 11% e Ciro 4%.
No terceiro, trocando-se Alckmin pelo prefeito de São Paulo, João Dória, Lula mantém os mesmos 45%, o tucano 5%, Marina e Bolsonaro 11% e Ciro Gomes 5%.
Nas simulações de segundo turno, Lula também vence todos os candidatos. O Vox Populi entrevistou 2000 pessoas em 118 municípios brasileiros entre os dias 6 e 10 de abril.