Relatório da SIP denuncia ataques a imprensa no Brasil
Os ataques a profissionais da imprensa nas manifestações no Brasil e os homicídios de jornalistas foram condenados em relatório sobre ameaça à liberdade de expressão no país apresentado na assembleia anual da Sociedade Interamericana de Imprensa.
A situação em outros 24 países também foi discutida no evento, em Denver (EUA). O documento brasileiro, elaborado pela Associação Nacional de Jornais, relata 70 casos de agressões por policiais e manifestantes desde junho.
O texto cita os casos dos fotógrafos Fábio Braga, atacado por cães da polícia, e Marlene Bergamo, atingida por gás lacrimogêneo, além do repórter Leandro Machado, detido. O documento ainda relata dois homicídios de jornalistas em Minas Gerais.
O Prêmio Vladimir Herzog (www.premiovladimirherzog.org.br) promove nesta segunda-feira (21), das 8h30 às 18h, um seminário sobre violência contra jornalistas. O evento no Itaú Cultural (av. Paulista, 149) traz James Duff, presidente do Newseum (Museu da Notícia dos EUA), Jim Boumelha, presidente da Federação Internacional de Jornalistas, e outros.