Resta um mês para as eleições e o quadro político começa a se fechar no Vale do São Francisco
Da Redação
Faltando pouco tempo para o ‘Dia D’ das eleições municipais 2012, o dia sete de outubro, começa a se desenhar os contornos de vitória, as pesquisas de intenção de voto, e a corrida pela disputa se acirra. É grande a apreensão de muitos candidatos à prefeituras em todo o país, no caso especifico do Vale do São Francisco, esse início de definição política causa o desespero daqueles que sentem a derrota se aproximando. A agonia está estampada nas acusações, baixarias, agressões e ameaças de morte.
Uauá – Na “Terra do Bode”, o candidato Olimpio Cardoso Filho (PDT) está com 14,5% na frente das pesquisas, o seu adversário Lindomar Dantas (PT) conta com o apoio do prefeito Jorge Lobo (PRTB), o que não o tem ajudado muito. Segundo pesquisa realizada nos dias 26 e 27 de agosto o candidato Olimpio Cardoso tem 51,25%, contra 36,75%, de intenção de votos, de Lindomar. Nulos e brancos ficou em 3,75%, os que não sabem ou não opinaram ficou em 8,25%. Até o momento a campanha segue calma, mas como o eleitor de Uauá tem o sangue quente para a política, as coisas podem mudar, mas para isso a justiça eleitoral está de olho para que as coisas não fujam de sua linha.
Afrânio – Segundo as pesquisas já apresentadas, em Afrânio, a candidata Lúcia Mariano, a popular Lúcia de Adalberto (PSB), está com quase 30% na frente de Carlos Cavalcanti (PSD). A briga no município sertanejo está pesada e agora chegando à reta final os ânimos prometem se acirrar ainda mais.
Petrolina – Na cidade pernambucana, a campanha já contou com agressões físicas, troca de acusações e xingamentos. Grandes personagens, dessa briga, são as pesquisas de opinião, a briga agora gira em torno dos números. Mesmo com o candidato Júlio Lossio (PMDB) cometendo alguns vacilos, ele se mantém na liderança com 21% na frente de seu principal rival, Fernando Bezerra Filho (PSB), que pulou para o segundo lugar com 22% pontos, tecnicamente empatado com o petista Odacy Amorim. Causando assim, enorme preocupação ao ministro Fernando Bezerra, e mais ainda ao governador Eduardo Campos que tem como prioridade vencer – a qualquer custo – as eleições municipais com seu apoio. Petrolina é o único município pernambucano em que o governador corre o risco de ser derrotado.
Dormentes – A candidata Josimara Cavalcanti (PTB) aponta com 54,3%, contra 42,3% de Roniere Reis (PSB). A cada dia a situação de Josimara tem melhorado ocasionado preocupação para os socialistas.
Canudos – Na “Terra de Antonio Conselheiro”, o candidato da oposição Gel (PSD) pode vencer com tranqüilidade o candidato Senoca (PRTB) devido ao grande número de adesões.
Casa Nova – O candidato da oposição, Wilson Cota (PMDB) tem enfrentado inúmeras acusações, inclusive de ordem pessoal e familiar. As baixarias têm atingido em cheio as famílias de bem do município. Um dos fatos aconteceu no ultimo sábado quando duas ex-esposas de Wilson chegaram ao município e denunciaram a tentativa de suborno do candidato da situação para que denegrissem a imagem de Cota. Fato lamentável como esse, tem provocado uma grande rebelião de lideranças em apoio ao oposicionista, que pode se eleger com grande margem de votos.
Remanso – O candidato oposicionista Marcos Palmeiras (PCdoB) tem crescido bastante nos últimos dias. A reportagem tem mantido contato com a militância dos dois grupos, onde evidentemente, cada uma garante a vitoria folgada de seu candidato. Doutor Celso (PT) conta com o apoio do prefeito José Filho (PR), e Palmeiras com a do ex-prefeito Renatão (PDT) que faz parte da coligação como candidato a vice.
Juazeiro – A situação é crítica: a oposição rachou, O PT não se entende. Joseph Bandeira não conta com o apoio de seu partido à nível de estado e nacional; a briga interna fugiu do controle com ameaça de expulsão e acusações. A cada momento o cerco se fecha, a exemplo do julgamento do processo na justiça eleitoral que foi prorrogado para segunda-feira, o que pode impedir de uma vez por todas a continuidade de sua candidatura. Dentro do grupo, a rebelião de candidatos a vereadores extravasa a todo o momento, a situação é bastante complicada.
Outro candidato de oposição que está na luta é Marcio Jandir (PV), ele conseguiu fazer o samba do ‘crioulo doido’, em sua coligação, juntando ex-comunistas, direitistas, centristas, oportunistas, uma verdadeira salada. Hoje o seu discurso está pautado em ganhar, e ganhar metendo bronca na administração municipal do seu ex-aliado Isaac Carvalho (PCdoB). Ele conta com o apoio dos ex-deputados Jorge Khoury, Edson Duarte, Misael Neto e do ex-prefeito Misael Aguilar, cujo ex-Chefe de Gabinete e pessoa de confiança, Dalmo Feitosa, é um dos coordenadores da campanha.
No cavalgar do vaqueiro, com tranquilidade e obstinação, o prefeito Isaac Carvalho (PC do B) tenta a reeleição contando com o apoio de Lula, da presidente Dilma, governador Jaques Wagner, dos senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), deputados, empresários, lideranças sindicais a exemplo de Beth do Sindicato dos Comerciários e de Antonio Carlos da APLB e de lideranças comunitárias. E esses apoios só aumentam com a proximidade das eleições, o que tem provocado a ira dos oposicionistas. O ex-deputado estadual Pedro Alcântara já anda nas ruas fazendo aposta dando 15 mil votos de frente para seu aliado político Isaac Carvalho.
Pilão Arcado – O candidato oposicionista Raimundo Nonato, o popular Mundoca (PDT) conseguiu uma grande proeza: juntou dez partidos entre gregos e troianos. As adesões crescem a cada dia, o que favorece e muito sua campanha, mas o seu rival é um verdadeiro ‘carne de pescoço’ – o prefeito João Porfírio (PMDB) – que tem a máquina na mão e pode acabar com a festa fazendo um grande estrago.
Sento Sé – O prefeito Ednaldo Barros (PSDB) tem conseguido juntar muitas lideranças tentando a reeleição. A oposição tem dois candidatos: Fárida (PSD) e o ex-prefeito Juvenilson (PT). Com a oposição rachada, Ednaldo tem grande chance de vitória, mas para isso é necessário aguardar o dia 7 de outubro, mesmo porque em se tratando de eleição ninguém tem garantia.
Sobradinho – Na “Terra da Barragem”, a justiça eleitoral foi obrigada a fazer intervenção para evitar o pior. Agoniados com os indícios de derrota, militantes do PT, desde o inicio da campanha vinham provocando a coligação adversária – encabeçada pelo candidato Luiz Vicente (PDT). Onde era realizado um ato político, em determinado local, e os petistas faziam manifestação no mesmo horário, e ao lado, com provocações e desrespeito à Justiça Eleitoral, obrigando a mesma a tomar providencias.
Ouricuri – No município pernambucano, a situação política ainda é indefinida com a disputa de dois fortes candidatos: Juarez Saraiva (PHS) e Cezar de Preto (PMDB).
Curaçá – Informações dão conta de que o candidato de oposição, Carlos Brandão (PPS) tem atraído inúmeras pessoas nos últimos dias. Um dos exemplos foi a carreata realizada no ultimo final de semana. Caminhando por outro lado tem o candidato de oposição Pedro Oliveira (PSC), que tem travado uma incansável luta, ele conta com o apoio do vereador Theodomiro Mendes (PR) e outras lideranças.
Diante dessa divisão, os dois candidatos da oposição se mostram confiantes. O candidato de situação, Salvador Lopes (PT), tenta reeleição e, a exemplo de outros municípios, pode vencer devido ao racha na oposição. Ele tem trabalhado calado, todo discreto e respeitando os adversários o que tem provocado a ira de determinadas pessoas da oposição. Salvador conta com os apoios do ex-deputado federal João Almeida (PSDB), do governador Jaques Wagner, da presidente Dilma, Lula e de toda a bancada de deputados de seu partido, e ainda do PCdoB.