Reunião sobre implantação da Capitania dos Portos é realizada em Salvador
O deputado estadual Zó (PCdoB) esteve na tarde desta terça-feira (12), na sede da Marinha em Salvador retomando as discussões sobre a implantação da Capitania dos Portos em Juazeiro. Além de Zó participaram o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Luiz Henrique Caroli, o Capitão-de-Corveta, Flávio Francisco Barbosa, o presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR), Aurílio dos Santos e o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).
Com o desenvolvimento econômico vivido pela região nos últimos anos, tornou-se necessário a elevação da Agência Fluvial de Juazeiro à condição de Capitania dos Portos, uma vez que a compra e a inscrição de embarcações vêm crescendo, o que aumenta também, a procura de cursos na área.
Hoje, a Agência Fluvial de Juazeiro abrange 59 municípios, porém continua dependente da Capitania Fluvial do São Francisco, localizada em Pirapora (MG). Com a implantação, a região do Submédio do São Francisco ganhará mais oficiais, mais equipamentos, autonomia financeira e a implantação da Vila Militar.
Avaliado em seis milhões de reais, o projeto será encaminhado ao Ministério da Defesa e um encontro com o Ministro Jaques Wagner e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) está sendo agendado.
“Vamos apresentar o projeto e ir em busca de recursos para a elevação da capitania. A navegação no Submédio do São Francisco precisa de apoio, segurança e fiscalização”, afirmou Zó.
Também estiveram presentes o secretário de educação, Clériston Andrade e o secretário de saúde, Dalmir Pedra, ambos de Juazeiro.
Por: Nina Dourado