Ricardo Banana se defende das acusações de sabotagem à Petrolina FM
Da Redação
No dia 18 de outubro, policiais civis da Delegacia da 214ª em Petrolina, apreenderam um aparelho transmissor e uma antena no bairro Vila Mocó, que vinham sendo utilizados para bloquear criminosamente o sinal da emissora de rádio Petrolina FM, cuja frequência é a 98,3 khz, deixando a rádio fora do ar. O equipamento foi localizado na residência de Luciana Maria Morais de Souza de 41 anos, que revelou aos policiais que o equipamento pertencia a seu cunhado, o blogueiro de Petrolina “Ricardo Banana”.
Depois de toda essa repercussão, na tarde desta quarta-feira (23), o então blogueiro, Ricardo Banana resolveu se pronunciar num programa de Rádio em Juazeiro, e dar a sua versão dos fatos. Ele negou que cometeu qualquer tipo de sabotagem e alegou que a rádio Petrolina FM atua em potência ilegal, desviando da sua finalidade.
“Lamentavelmente aqui em Petrolina, a Anatel não vem fiscalizando de forma intensa, e essa rádio não tem outorga da 98,3, e qualquer cidadão pode conseguir a autorização da Anatel para fazer qualquer tipo de teste de equipamentos de que essa frequência não exista no âmbito da cidade ou região(…). O equipamento estava em teste, uma hora ligava, outra hora não, até porque não existe essa frequência”, defende-se.
Ricardo alegou que a Rádio Petrolina FM é uma rádio comunitária e que tem autorização de operar na frequência 104,9, mas está operando em 98,3. “Nós pedimos à direção da rádio para mostrar a documentação com essa frequência e a autorização da Anatel, no sentido de mostrar a frequência exata da rádio. Com todo seu direito, a rádio vai ter mostrar em juízo, porque nós entramos com representação no Ministério Público Federal, na Anatel e na Polícia Federal, que são os órgãos de competência”, informou.
Banana emitiu a opinião de que a Rádio Petrolina FM está cometendo uma contraversão e que já existem várias denúncias realizadas por outras rádios da região do Vale do São Francisco. “É a minha opinião e a opinião de muitos juristas que avaliaram a situação, inclusive essa rádio é alvo de várias denúncias de outras rádios da região. E a rádio é de um deputado, ele foi questionado num programa de rádio sobre a frequência da rádio dele e ele desconversou”, disse.
Ricardo informou que está a caminho da cidade de São Paulo para realização de exames, e que não foi preso e não foi ouvido pela PF. “Eu não fui procurado pela polícia, recebi uma intimação da Polícia Civil, e na hora que ele me indagou eu respondi que só me pronunciarei perante um juiz federal e perante a Anatel, que são os órgãos competentes para autuar, punir e julgar. Chame os diretores da Petrolina FM e vamos fazer uma acareação para saber quem está com a verdade”, finalizou.
De acordo com os policiais, o equipamento tem o poder para bloquear qualquer frequência de rádio no município, mas estava sintonizada justamente na Rádio Petrolina FM. O caso ainda está sendo investigado pela polícia que aguarda o parecer técnico da perícia.
Em consulta ao site da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, verificamos a denúncia de Ricardo Banana sobre as autorizações de frequência, e os canais de Radiodifusão distribuídos em Petrolina (PE), confira a lista:
Informações: Programa Revista da Cidade, apresentado por Waltermário Pimentel (Rádio Cidade AM 870)