Rui Costa ganha poder e centraliza decisões no governo Lula

Desempenho à frente da Casa Civil é comparado até mesmo ao de Zé Dirceu durante o primeiro governo petista

Da Redação

Jornal Folha de S. Paulo afirma que Rui Costa tem desautorizado outros ministros e se tornou porta-voz de Lula
Jornal Folha de S. Paulo afirma que Rui Costa tem desautorizado outros ministros e se tornou porta-voz de Lula – 

O jornal A Folha de S. Paulo, um dos mais importantes do país, publicou uma reportagem nesta segunda-feira, 30, que aponta o ex-governador da Bahia, Rui Costa, titular da Casa Civil, como o ministro com maior poder no governo Lula. O baiano, destaca o periódico, tornou-se, em menos de um mês, porta-voz do presidente e influente em várias decisões tomadas pela gestão petista até aqui.

O texto afirma que foi Rui Costa quem desautorizou publicamente o ministro da Previdência, Carlos Lupi, em revogar as mudanças nas regras de aposentadoria aprovadas em 2017. O ministro da Casa Civil também foi o único liberado a falar após a primeira reunião ministerial conduzida pelo presidente, lembra a Folha. Enquanto ele deu entrevista coletiva, os outros ministros deixaram o Palácio do Planalto sem conversar com a imprensa. Rui Costa ainda foi o responsável por reunir os comandantes das Forças Armadas para preparar o encontro dos militares com Lula, após os atos violentos que depredaram prédios dos três poderes.

Integrantes do PT revelaram ao jornal que Rui Costa tem atuado com tanto protagonismo que pode ser comparado até mesmo ao papel de grande influência que Zé Dirceu teve no primeiro mandato de Lula, embora não possua tanto peso político no partido. Contratações e exonerações, até mesmo no terceiro escalão, também precisam do aval do baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *