Rússia realiza primeiro ataque aéreo na Síria

Rússia realiza primeiro ataque aéreo na Síria
aOpera
Por Pedro Marin | Revista Opera

 

O Ministério da Defesa da Rússia acaba e confirmar o primeiro ataque aéreo realizado por Moscou na Síria. O bombardeio teve como alvo posições do Estado Islâmico no Oeste da Síria, perto da cidade de Homs.

“Em concordância com a decisão do Comandante Supremo das Forças Armadas russas, Vladimir Putin, aviões das Forças Áreas russas começaram hoje uma operação aérea, envolvendo ataques em alvos terrestres dos terroristas do Estado Islâmico na Síria”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

O ataque ocorre depois de o Parlamento russo aprovar a decisão de conduzir ataques na Síria, na última terça-feira. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos havia anunciado na última terça-feira (29), que abriria linhas de comunicação com a Rússia, com o objetivo de reduzir os riscos de incidentes entre as forças russas e as forças de coalizão lideradas pelos EUA na Síria.

“O propósito dessas discussões será de garantir que as atuais operações aéreas da coalizão não sejam interrompidas por nenhuma futura atividade militar russa, para garantir a segurança das equipes da coalizão e para evitar equívocos e erros de cálculo”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook.

Até agora, Moscou havia colaborado com o governo sírio somente com o fornecimento de ajuda humanitária, envio de armas e treinamento. Ainda assim, a disputa entre Rússia e EUA em relação à Síria tem sido motivo de tensão entre os países, com o Presidente russo Vladimir Putin reafirmando a necessidade de apoiar Assad contra a Al Qaeda e o Estado Islâmico. Nesta quarta-feira (30), fontes ligadas ao Pentágono haviam confirmado o ataque russo na Síria, afirmou a CNN e a FoxNews.

De acordo com as fontes, Moscou teria avisado o Pentágono dos ataques, solicitando que a coalizão suspendesse os vôos de hoje, mas sem revelar detalhes geográficos do bombardeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *