SAAE inicia troca de material nos filtros da ETA
As águas dos oceanos, rios, lagos e lençóis subterrâneos contêm sais, sólidos em suspensão, microorganismos e detritos que devem ser retirados. Para isso são necessários os filtros nas Estações de Tratamento de Água (ETA) para a remoção de partículas, turbidez, odor e sabor da água. A ETA do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) possui cinco filtros de alvenaria que há mais de 20 anos não passavam por uma manutenção completa.
Visando manter a qualidade da água ofertada à população a equipe de Divisão Técnica do SAAE iniciou nesta semana a substituição de todo o material utilizado para filtragem da água em três dos cinco filtros. De acordo com a engenheira Adriana Bezerra estão sendo retirados cerca de 27 metros cúbicos de areia, seixo e carvão de cada filtro, sendo substituído por novos materiais. “A troca das crepinas, areia e pedras é uma intervenção necessária e importante para manter a qualidade e a eficiência no tratamento da água”, explica a engenheira.
Todo o trabalho de troca do material será concluído em 20 dias passando por várias etapas. Por conta desse serviço a direção do SAAE pede a compreensão da população no sentido de economizar água, uma vez que nesse período, o processo de tratamento será feito através de revezamento nos outros 19 filtros em fibra instalados neste governo.
Antônio Pedro/SAAE