Salvador Lopes é derrotado por Carlinhos Brandão em Curaçá
Da Redação
O candidato a prefeito Salvador Lopes (PT) foi derrotado por Carlos Brandão, o popular Carlinhos (PPS) por 8.150 contra 7.155. O terceiro colocado foi Pedro Oliveira (PSC) com 3.931 votos. Com isso, Carlinhos acaba com uma hegemonia que vinha se arrastando há anos onde apenas dois candidatos revezavam o poder (Tote/Salvador).
Na região norte da Bahia o único candidato petista que escapou da reeleição foi Seu Antonio no município de Jaguarari. A maldição petista se espalhou pela região onde candidatos de mandatos não souberam aproveitar os quatros anos de mandatos, sendo que um dos principais motivos para a derrota foi o tratamento oferecido a comunidade por secretários e assessores.
Por outro lado, o governador Jaques Wagner (PT) mostrou a sua falta de prestigio perante o eleitorado, diferentemente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) que conseguiu eleger mais de 80% de seus candidatos, perdendo, apenas, em Petrolina para Júlio Lossio (PMDB).
Durante toda a campanha, Carlinhos não participou de debate, trabalhou nos bastidores o que levou a vitória.
Segundo informações, o prefeito Salvador Lopes foi surpreendido por achar que tinha a reeleição garantida, diferentemente de alguns veículos de comunicação da região, que viam a cada momento o cerco se fechando.
Vereadores eleitos em Curaçá
Flambinho – PT – 1.058
Adão Castro – PPS – 921
Januário – PC DOB – 835
Paizinha – PT – 808
Junior do Esporte – PR – 701
Theodomiro Mendes – PR – 682
Gressiany – PRP – 671
Laerty – PPS – 625
Dedé – PDT – 624
Wanderley Loureiro – PSD – 590
Beto – PP – 516
Lêda de Baé – PDT – 499
Rejane – PPS – 389