Sebrae apresenta pesquisa sobre o perfil do consumidor em Juazeiro
O diagnóstico ouviu 200 pessoas e revelou que consumidores estão mais preocupados com qualidade de produtos e atendimento do que com preços
No dia nacional do cliente, comemorado nesta quinta-feira, 15, o Sebrae Juazeiro apresentou aos empresários da cidade a pesquisa de hábitos e comportamento do consumidor juazeirense. O encontro foi realizado no auditório do Opara Palace Hotel, no centro do município. O diagnóstico ouviu 200 pessoas em sete áreas do comércio central e apontou perfil do consumidor, o que motiva as compras dos clientes, com que frequência realizam compras e mostrou ainda sugestões de melhorias para o segmento.
A pesquisa revelou ainda que são as mulheres que gastam mais no centro comercial da cidade. Os consumidores possuem Ensino Superior completo e chegam a ir até quatro vezes ao comércio durante a semana e investem entre R$ 25 a R$400 nas compras, isso varia de acordo com a área comercial e com a periodicidade. Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos no link.
O empresário Isaac Junior Oliveira ficou surpreso com os resultados apresentados e vai aproveitar a pesquisa para nortear as decisões na gestão da sua empresa e atender as demandas dos clientes. “A pesquisa permite entender o que o consumidor espera dos lojistas e quais são suas reais necessidades. Foi uma surpresa saber que o cliente se sente mais atraído pelo bom atendimento e qualidade do produto, do que com o preço da etiqueta”.
O técnico do Sebrae e gestor do Projeto Revitalização de Espaços Comerciais, Rinaldo Moraes, explica que essa pesquisa, inédita na cidade, será uma ferramenta importante para identificar diversos aspectos que impactam e proporcionam o entendimento sobre as percepções, opiniões e comportamentos do público consumidor: quando, o porquê, como e onde as pessoas decidem ou não comprar um produto ou serviço.
“As pequenas empresas não têm como fazer investimentos em pesquisa, e por esta razão o Sebrae e seus parceiros realizaram e apoiaram essa ação para auxiliar o empresário a conhecer o mercado, saber o que vender, e sobretudo, saber quem é e o que pensa o consumidor”, ressalta Moraes.
A programação do encontro contou ainda com a palestra “Como atrair, manter e fidelizar clientes”, que orientou os empresários a buscar a unidade entre a qualidade dos produtos e serviços e o bom atendimento, integração da equipe e ambiente. Também participaram do evento representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj), Sindicato do Comércio Varejista de Juazeiro (Sindilojas) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro.
Acesse: Pesquisa de Hábitos e Comportamento do Consumidor de Juazeiro, Bahia