Seca abala município de Cabrobó
Lorena Santiago – Ação Popular
A estiagem este ano tem causado inúmeros prejuízos aos sertanejos. Segundo dados do Climatempo, a estiagem para esta época é uma das mais tensas. No Estado de Pernambuco – até o momento –, são nove municípios em estado de emergência. Em Cabrobó, sertão do São Francisco, a população vem sofrendo há dez meses com a estiagem.
Preocupado com a situação, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Gleno Rodrigues, afirma que a única saída é apelar para as autoridades. “Pedimos o apoio do Governo do Estado para liberar recursos de custeio, através do programa do Banco do Nordeste, para que o agricultor possa comprar ração para alimentar seu rebanho”.
Diante do quadro, a única ajuda que chegou ao município é do Governo Federal, através dos carros pipas mantidos pelo Exército, mesmo assim, a quantidade é insuficiente. O sertanejo está sendo obrigado a recorrer as velhas práticas de sobrevivência, usar árvores nativas como o mandacaru e o xique-xique como alimento para os animais, e quem sabe para o próprio consumo.
A cada dia, a situação no município fica mais complicada com famílias tendo direito, apenas, a 20 litros de água por dia. “Para resolver o problema é necessário à execução de projetos de combate, caso contrário, todos os anos será a mesma coisa”, lamenta.
A indústria da seca sempre fez parte da vida do sertanejo, onde políticos tiram proveito da miséria desse povo para trocar uma lata com água por voto. Enquanto o Governo Federal distribui carradas de água, o Governador Eduardo Campos (PSB), não move uma palha. “Neste ano de eleição, estão fazendo o mesmo: sacrificam a todos, e depois dão água em troca do voto. Até o momento o Governo do Estado não fez nada. Será que ele só vai aparecer aqui durante as eleições em cima de um pipa?”, questiona o agricultor, José Atanásio Novaes.
Com informações de Néya Gonçalves- Grande Rio FM