Secretaria de Ação Social de Uauá faz campanha de arrecadação e prevenção

Ação Popular

marlene1

marlene2

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza realizou o Primeiro Encontro de Mulheres em Uauá, Bahia. O evento foi coordenado pela secretária Marlene Cardoso e toda a equipe e contou com a participação de dezenas de pessoas. “Foi um movimento solidário que reuniu várias mulheres da sociedade de Uauá quando foi arrecadado vários kits de bebê para doar as mães carente de nosso município”, informou a Secretária.

Preocupação com as mães precoce

marlene6 faixa do encontro

A Primeira Dama, informou ainda sobre as mães solteiras que estão tendo filho muito cedo. “As condições de nosso país hoje não é nada boa , e as mães solteiras tem sofrido grandes obstáculos em ocupar espaço no mercado de trabalho.  As que mais sofrem são aquelas que tem pouca formação com facha etária de idade entre os 13 e 14 anos.  Aqui no CRAS temos feito reuniões e palestras, com acompanhamento da equipe de saúde, e ainda assim  existe as oficinas para que tenha todo um preparo”, informou.

Harmônia

marlene5

Durante os anos de 2013 e 2014 a secretaria adquiriu doações para as mães jovens. “Recebemos ajuda na época das Mulheres Voluntária sociais da Bahia, e com base nisso implantamos e mesmo projeto aqui no município onde contamos com o apoio de várias pessoas”. Com o primeiro ato foram adquiridos mais de 170 peças de vestuários entre enxovais e kits para bebê que serão doados durante palestras e oficinas no CRAS.

marlene7

marlene8 boa

Preocupação

É alto o índice de mães precoce no município de Uauá. “É lamentável, são pessoas que deixam de estudar, trabalhar,  e terminam tendo uma vida ociosa sem perspectiva de futuro”. A Secretária e sua equipe tem envidado esforços para tentar reduzir esse índice mas enfrentam barreiras das próprias pessoas. “Temos feito a nossa parte, tendo um resultado satisfatório mas ainda é necessário muito trabalho para que as coisas possam ser concretizadas”. O trabalho conta com os apoios e participações do Ministério Público, CRAS, comércio, Conselho Tutelar, CNDCA, dentre outros.

Manifesto

A secretária Marlene Cardoso tinha acabado de participar de uma manifestação de rua nesta segunda-feira (18) quando recebeu a reportagem do AP para falar sobre as atividades executadas no município. Assim como ela, dezenas de pessoas, dentre professores e alunos mostraram suas posições com relação ao Dia Mundial contra a Exploração sexual e do Adolescente. Eles portaram faixas e cartazes. “Foi um evento importante onde mostramos para a sociedade a nossa posição com relação ao fato”.

marlene4 faixa

Menores no mundo da droga

“Nas reuniões  que tem as participações da policia Militar e Civil, Conselho Tutelar e Ministério Público existe a preocupação com o envolvimento do jovem no mundo da droga. Durante as autuações se pega os menores, e os maiores?. A maioria deles se envolvem por bobagem”, lamentou.

De acordo determinação judicial, todos os bares estão proibidos de vender bebidas para menores. “Se vendem. não sabemos”.

marlene9

Agradecimento

 “Agradeço a participação de todas as mulheres que foram de suma importância na realização do evento. Que o nosso bom Deus venha nos recompensar a cada uma de vocês que nos doaram os kits para as mulheres grávidas e carentes do nosso município, a todas vocês o meu muito obrigado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *