SEDUC homenageia Coordenadores Pedagógicos

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro realizou nesta quarta-feira (28) um café da manhã em homenagem a passagem do Dia do Coordenador Pedagógico (comemorado oficialmente dia 22 de agosto). A iniciativa faz parte do projeto “Cuidar” da pasta e da política de valorização profissional dos educadores implantada pela atual gestão. 106 profissionais participaram do momento, que também contou com oração, música ao vivo e sessão de autógrafos do livro “Rascunhos para uma Coordenação Pedagógica”, de Expedito Félix.

2

Os homenageados apreciaram o dia de relaxamento e confraternização, como também refletiram sobre o papel do Coordenador Pedagógico dentro da escola. “Atualmente, graças ao trabalho sistematizado da Secretaria de Educação, que estabeleceu uma Proposta Curricular, nós temos um direcionamento que fortalece as nossas práticas. Nos últimos quatro anos foram muitos os avanços conquistados pela nossa classe, inclusive o da certificação”, avaliou Ana Rose Barbosa, responsável pelo setor pedagógico na Instituição Professora Cristina. De acordo com a pedagoga, a SEDUC está de parabéns por ter pensado em um momento como o de hoje, pois “a secretaria só tira o educador da sala de aula para algo importante, como oferecer formação continuada ou prestar uma bela homenagem como essa”.

Presentes ao evento, os diretores e superintendentes da pasta lembraram outras conquistas, como Miranery Amorim que destacou que a atual equipe da secretaria encontrou em 2009 a Educação Infantil praticamente sem assistência de Coordenadores Pedagógicos. “Só as creches maiores tinham esse tipo de profissional, que na verdade eram denominados Coordenadores Administrativos e assumiam as funções de gestão e pedagógicas. Hoje todas as creches possuem o Coordenador Pedagógico e esse é um grande diferencial para a Rede Municipal de Ensino”, ponderou. Já a Diretora de Ensino Fundamental, Cristine Hermenegildo, destacou, além das formações e certificação, a especialização em Coordenação Pedagógica pela UFBA como maior ganho. “A secretaria possibilitou o acesso à pós-graduação e os resultados foram muito positivos”, acredita.

Diante de todo o exposto, Maricélia Macêdo, que trabalha na Escola Municipal José Pereira, disse se sentir honrada por ter sua profissão tão respeitada. “Atitudes como essas demonstram valorização e reconhecimento”, garantiu. A Superintendente Pedagógica, Luzanilde Aguiar, ratificou dizendo que “o município está fazendo bem feito o que é preciso ser realizado, e que tudo é pensado com bastante carinho para a Rede Municipal”.

Para o representante da SEDUC, Clériston Andrade, que se considera acima de tudo um Coordenador Pedagógico, já que a titularidade do cargo atual é passageira, os esforços do governo no sentido de promover uma educação de melhor qualidade no município passam por essa política de formação e valorização do educador. “Acho que o cenário é outro, que os avanços são notórios e o olhar direcionado ao professor, por exemplo, já é diferenciado. Sinto que estamos resgatando um respeito pela classe e que tudo isso vale muito a pena quando converge para o objetivo comum de transformar vidas através da educação”, destacou.

A manhã foi encerrada com os Coordenadores sendo presenteados com o livro de Expedito Félix, que contribuirá com o projeto “É Hora de Ler Professor”, implantado este ano pela SEDUC com o objetivo de fomentar a leitura também entre estes profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *