SEDUC inicia projeto piloto de profissionalização para os alunos da EJA

eja-juazeiro

 

Anna Monteiro

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro deu início esta semana ao projeto de profissionalização para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nesse primeiro momento está sendo implantado nas escolas municipais Joca de Souza Oliveira (Maringá), Dinorah Albernaz Melo da Silva (Itaberaba) e Terezinha Ferreira Oliveira (Tabuleiro). A iniciativa tem como objetivo diminuir a evasão e oferecer novas oportunidades aos participantes desta modalidade de Educação Básica, destinada àqueles que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos na idade correta.

O projeto piloto começa com os cursos de Manicure e de Despachante Documentalista para 131 alunos. Ambos terão a carga horária de 30 horas/aula e todos os participantes receberão certificado ao final, desde que cumpram o mínimo de 75% de presença. Para o instrutor Edson Andrade, essa é uma oportunidade importante para os que souberem aproveitar os novos conhecimentos. “Através do curso de Despachante os homens terão a possibilidade de trabalhar em cartórios, juntas comerciais, realizar serviços de bancos para empresas e instituições públicas, entre outros inúmeros serviços que possibilitarão a inserção dos mesmos no mercado de trabalho”, explicou.

Os estudantes receberam a notícia com entusiasmo, como admite a empregada doméstica Geisa Pereira da Costa. “Às vezes faço a unha de algumas amigas, mas nunca pensei nisso profissionalmente. Com esse curso terei a oportunidade de aumentar minha renda, e quem sabe até mudar de ramo”, destacou. Marcondes Gonçalves, de 20 anos, também fez referência à relevância do projeto. “Já tive experiência como segurança e agora pretendo aprender um pouco mais para, no futuro, ter um emprego melhor”, ponderou.

A detonação dos cursos profissionalizantes já aconteceu nas escolas Joca de Souza e Dinorah Albernaz, e nesta sexta-feira (16), às 19h, será realizada na Terezinha Ferreira para os alunos do bairro Tabuleiro. De acordo com a Diretora de Ensino Fundamental da SEDUC, Cristine Hermenegildo essa é mais uma iniciativa acertada da secretaria, que já desenvolveu projetos como o “É Hora de Voltar”, com o objetivo de reduzir a evasão nas turmas de EJA. “Esperamos que os resultados sejam positivos e que em breve a gente possa expandir esse projeto para as outras escolas do município que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos”, disse esperançosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *