Segunda vaga para o STF afunila entre Dino e Messias e Lula quer conter pressão identitária

Presidente teria pedido a aliados para fazer movimentos contra a pressão pela indicação de uma mulher negra ao Supremo na vaga de Rosa Weber

Lula e Rosa Weber
Lula e Rosa Weber (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está às voltas com uma decisão delicada: escolher o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesse processo, Lula pretende conter a pressão para indicar um representante negro ou uma mulher. Os principais nomes que circulam para a vaga são o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Para conter as pressões, Lula conta com aliados próximos, como Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, que argumenta que a correção das supostas distorções do sistema de Justiça não deve ser apenas responsabilidade do presidente, segundo reportagem do Valor.

Por outro lado, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, está alinhada com Lula em enfatizar a necessidade de confiança pessoal na escolha do próximo ministro. Ela defende que o tempo disponível não é suficiente para construir relações sólidas com novos indicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *