Seis erros para não cometer na reta final do Enem

A uma semana da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os nervos começam a ficar à flor da pele e, sob pressão, alguns candidatos cometem erros comuns, mas que podem ser fatais para um bom desempenho na avaliação. Virar madrugadas estudando, turbinar estudos com doses cavalares de cafeína e investir tempo naquele conteúdo complexo de física que raramente aparece na prova são alguns deles.

Para evitar que esses erros se repitam, o site de VEJA consultou os coordenadores Alberto Francisco do Nascimento, do Anglo, e Augusta Aparecida Barbosa, do Cursinho XI, que apontaram uma lista de tropeços comuns nesta fase. Confira a lista e não caia nessas armadilhas!

Seis erros cometidos na reta final do Enem

 Estudar demais

O hábito de deixar tudo para a última hora pode levar alguns candidatos ao desespero às vésperas do Enem. Candidatos pouco preparados podem tentar aprender tudo o que não conseguiram até então em poucos dias, virando madrugadas atrás do prejuízo. A prática não é recomendada por especialistas. “Virar a madrugada é um erro, porque o aluno perde o sono, se descontrola e se descompensa fisicamente” afirma a coordenadora do Cursinho XI, Augusta Aparecida Barbosa. O recomendável é estudar cerca de quatro horas por dia, intercalando 50 minutos de cada disciplina.

Três orientações para a semana do Enem

Diminua o ritmo de estudo

Para Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, é hora de desacelerar, mesclando turnos dedicados a revisão do conteúdo e momentos de relaxamento. Confira abaixo outras orientações:

1. Revise conteúdos
O que não foi aprendido ao longo do ano dificilmente será assimilado na última semana. Por isso, a regra agora é revisar conteúdos já conhecidos. Isso deve aumentar a confiança do estudante. Se fizer o contrário, tentando reter informações novas, ele provavelmente se sentirá inseguro e achará que não sabe nada.

2. Diminua o ritmo de estudo
Ainda que o foco seja apenas revisão, é importante não exagerar:
– dedique no máximo 50 minutos a cada disciplina
– faça intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo
– evite jornadas muito extensas, comuns na reta final de exames: dedique-se no máximo cinco horas por dia. De preferência, divida o estudo entre os períodos da manhã e da tarde

3. Visite o local da prova
Para evitar atropelos na hora da prova, escolha um dia da semana para visitar o local onde fará o exame. Faça todo o trajeto que de fato será utilizado no dia da avaliação. O mesmo vale para o meio de transporte: quem pretende ir de ônibus para a prova, deve simular o trajeto de ônibus (raciocínio idêntico serve para quem vai de carro, a pé etc.). Informe-se ainda sobre eventuais alterações no tráfego de veículos aos finais de semana, tendo em mente que o Enem ocorre no sábado e domingo. Preocupar-se com isso agora é fundamental. Lembre-se de que, todos os anos, muitos candidatos chegam atrasados e ficam de fora da avaliação: a organização não permite a entrada de ninguém após o horário determinado.

Fonte: Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *