Sensibilizado com drama de jovem que ia perder Enem, guarda municipal ajuda e candidata consegue fazer a prova

Catarina Sulam conseguiu registrar um boletim de ocorrência graças à ajuda de um guarda municipal 
Danilo Perelló

Catarina Sulam, de 16 anos, contou com a ajuda de um guarda municipal para conseguir fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado. A estudante, que sonha cursar faculdade de Gastronomia na UFRJ, chegou às 11h15m para fazer a prova, mas, quando entrou no local, ficou sabendo que não poderia apresentar apenas a carteira de identidade autenticada — a original ela perdeu quando foi assaltada.

— Foi um sufoco. Trouxe a carteira de identidade autenticada, CPF, carteirinha de estudante, mas eu não tinha feito o boletim de ocorrência quando fui assaltada. Quando entrei, disseram que eu precisava ir à coordenação para saber se conseguiria fazer o exame com aqueles documentos. Lá fiquei sabendo que eu teria que apresentar o boletim e eu tinha 30 minutos para conseguir. Saí chorando e um guarda municipal me viu assim e me deu uma carona até a delegacia. O delegado se sensibilizou com a minha situação e me deu o documento para eu fazer a prova — conta Catarina, que está fazendo as provas na PUC, que fica na Gávea, Zona Sul do Rio.

Catarina Sulam espera não ter que passar por uma correria de novo neste domingo
Catarina Sulam espera não ter que passar por uma correria de novo neste domingo Foto: Thiago Freitas / Extra

E foi por pouco que ela não perdeu a prova e teve que adiar a chance de ingressar na faculdade.

— Entrei às 12h56m. A coordenadora ficou impressionada por eu ter conseguido. Ainda estava chorando e o pessoal da minha sala ajudou a me acalmar. Consegui fazer uma boa prova — afirma ela, que trouxe todos os documentos necessários neste domingo para não passar aperto de novo.

Já no local de prova, agora Catarina está ansiosa por causa do que vem por aí no exame:

— Hoje é o dia da redação e isso pesa muito para o curso que eu quero.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *