SESP recolhe mais de 6 mil toneladas de lixo dos canais de Juazeiro e solicita a participação efetiva da comunidade na manutenção
Mais de 6 mil toneladas de lixo já foram retiradas dos canais de Juazeiro este ano pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP), que executa permanentemente a limpeza destes corredores. A ação é essencial para facilitar o escoamento da água e esgoto e desta forma não causar alagamentos em épocas de chuva.
O serviço de remoção de resíduos é realizado de forma mecanizada e durante o processo de limpeza são retirados além de vegetação, sacolas plásticas, garrafas, móveis, eletrodomésticos e outros objetos que são descartados irregularmente pela população.
Segundo o gerente de Máquinas e Equipamentos da SESP, Ivo Nunes, a limpeza dos canais é realizada em diferentes bairros da cidade, seguindo roteiros com dias e locais que obedecem a prazos a fim de tornar a limpeza constante. O gerente ainda ressalta que o trabalho é essencial para os escoamentos das águas e esgoto, além de evitar a proliferação de mosquitos. Porém, segundo ele, também cabe à população colaborar com a iniciativa.
“É preciso haver maior conscientização da população para amenizar os transtornos decorrentes dos resíduos. Não adianta somente a SESP fazer a limpeza se a população continua jogando lixo nesses locais. É necessário que os moradores destinem os resíduos de forma correta. Para isso, é realizado diariamente a coleta domiciliar e que supre muito bem as necessidades da população”, disse Ivo.
Atualmente a SESP trabalha no canal do Macarrão no trecho que corta os bairros Piranga I e Jardim Flórida. Vários bairros de Juazeiro foram beneficiados com a limpeza dos canais este ano, a exemplo do Itaberaba, Tabuleiro, Parque Centenário, Barranqueiro II, Monte Castelo, Lomanto Júnior, Jardim Vitória, Jardim Flórida, Piranga I, Jardim das Acácias, Alto da Aliança, Alto do Cruzeiro, João Paulo II, Alto do Alencar e Dom Tomaz.
Elaine Barbosa/SESP