Sessão solene na Câmara de Vereadores homenageia 40 anos da Embrapa
Ao completar 40 anos de criação, a Embrapa será homenageada, em sessão solene, na Câmara de Vereadores de Petrolina, no dia 24 de setembro (terça-feira), às 10 horas. A empresa está presente no município com um centro de pesquisa, a Embrapa Semiárido, e uma unidade de serviços, a Embrapa Produtos e Mercados.
Autora do requerimento para realizar a sessão, a vereadora Cristina Costa considera que a instituição tem marcado a história do município de maneira muito especial. “Muitas das inovações que fizeram e fazem de Petrolina referência na agricultura tropical pela produtividade e qualidade das suas frutas, tiveram e têm origem nos projetos de pesquisa executados por seus profissionais”, afirma.
Para ela, o agronegócio de Petrolina consegue ser eficiente e competitivo em importantes cadeias de comercialização no mercado internacional. Ao longo da sua história, a iniciativa privada e as instituições públicas têm encontrado formas conjuntas de atuação que “ajudou a cidade a ampliar os horizontes do seu desenvolvimento além dos seus limites geográficos e da fronteira brasileira”.
Cristina destaca, ainda, que a atuação da empresa de pesquisa se estende à geração de tecnologias para as áreas onde não há irrigação e se pratica uma agropecuária dependente das chuvas. Para esses locais, existem estudos importantes para aproveitamento dessas águas e a exploração sustentável dos recursos naturais da caatinga para garantir a segurança hídrica e alimentar de milhares de agricultores e agricultoras.
A vereadora explica que a Embrapa Semiárido é um exemplo de instituição pública competente, com “maturidade suficiente para por a serviço da nossa gente o melhor do conhecimento técnico-científico”. Dos seus laboratórios e campos experimentais “saíram muitas das informações que deixaram mais sólidos os caminhos que optamos por trilhar e destacaram Petrolina na agricultura do país”, garante.
Serviço: Sessão Solene em Homenagem aos 40 Anos da Embrapa.