Sindicalista denuncia possível existência de caixa 2 para pagamento de funcionários contratados
Da Redação
O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Rede Municipal de Casa Nova, José Pedro de Oliveira Junior, em entrevista ao Jornal AP criticou a administração do prefeito Orlando Xavier (PR) e chamou a sua companheira de luta – ligada a outro sindicato sem citar o nome – de chapa branca. “O prefeito não recebe a entidade para tratar de reajuste, ele ainda está mantendo um estatuto de 1978 e é manuscrito”, dispara.
Na ocasião, ele alfinetou a atual administração. “Nesse governo é um total descaso, nós temos uma categoria que tem mais de 100% de defasagens. Esperamos que através das audiências públicas consigamos conversar com o gestor”. Com relação ao estatuto do servidor, o presidente fez os seguintes esclarecimentos: “Um bom gestor tem como prioridade dar boas condições de trabalho para o principal patrimônio do município que são os servidores público, mediante disso o servidor que é bem tratado ele faz um trabalho bom e é bem visto pela sociedade, o que vemos aqui é um esquema de posição, não temos oportunidades de debater, já entreguei o estatuto nas mãos dele mais de 2 vezes e até agora ele não mandou para a câmara”.
Por outro lado, ele diz que são constantes denuncias referentes aos números excessivos de contratações ligadas a prefeitura municipal. “Temos aqui funcionários ganhando gratificações exorbitantes, temos números excessivos de contratações, o que tem de professore em Casa Nova ganhando 40h irregular é coisa inacreditável, todas essas informações podem ser comprovada pelo TCM e pelos próprios vereadores de Casa Nova. O prefeito tem aumentado as contratações em demasia, tanto é que o mesmo tem trabalhado com uma folha a 54% dentro do limite da lei de responsabilidade fiscal”.
Ele diz ainda que existem pessoas ganhando através de caixa 2 e que não estão incluídos na folha de pagamento. “As evidencias são muitos fortes que existam gente recebendo na tesouraria da prefeitura, sem constar na folha. Já enviamos manifestação ao Ministério Público do município de Casa Nova cuja não tem promotor titular, já enviamos denuncia sobre a questão de INSS que não está sendo repassado, fizemos uma manifestação em frente à prefeitura no dia 30 de março afim de que fossemos recebido pelo prefeito para sanar as questões de Casa Nova, mas até agora não fomos recebidos”.
Na oportunidade, José diz que Orlando vem cumprindo a tabela de pagamente com relação aos salários dos professores. “Ele vem pagando o salário mínimo mensalmente, mas as terças férias não estão sendo pagos, os terços equivale um terço do salário da pessoa que tira férias. O que é vergonhoso é que até hoje não temos planos de cargos e salários, eu já coloquei uma proposta e pedir uma comissão e até agora nada foi feito. Muitos professores estão revoltados com o comportamento deles e muitos também tem medo da perseguição política”.
A reportagem tentou contato com o prefeito Orlando Silva e não conseguiu. Fica aqui o espaço reservado para as pessoas citadas.