Sobradinho sedia encontro de Membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselhos Tutelares

Nove municípios do território Sertão do São Francisco participaram de um encontro que aconteceu no Auditório Memorial da CHESF, em Sobradinho, para discutir o fortalecimento dos conselhos, que são instrumentos importantes de controle social e encaminhamento de políticas públicas.

Os conselheiros discutiram sobre democracia nos conselhos, aprovaram o acordo de convivência e também iniciaram o diálogo sobre a organização da conferência territorial, que acontecerá município de Casa Nova, segundo deliberação que ocorreu na conferência estadual, realizada em Salvador.

Participaram do encontro em Sobradinho, os municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa-Nova, Sento-Sé, Remanso, Campo Alegre de Lurdes, Pilão Arcado e Canudos.

O encontro contou com a apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

” O apoio que o CMDCA recebe da gestão é fundamental para que possamos desenvolver nossas atividades. Temos recebido o suporte da SEADS e contar com esse apoio nos fortalece e encoraja as nossas ações. A SEADS tem sido uma grande parceira “, declarou Lusenira Bandeira, Presidente do CMDCA de Sobradinho.

Presente no evento, a Secretária Fernanda Sanjuan falou sobre a importância dos conselhos municipais e tutelares no enfrentamento as demandas da infância e juventude e na garantia de direitos. ” Através dos conselhos a sociedade participa, fiscaliza e encaminha, junto com a gestão, as políticas públicas necessárias para a solução de problemas nos diversos segmentos. O CMDCA e o conselho tutelar, exercem um papel importante e devem ser fortalecidos. Incentivamos a participação popular, porque reconhecemos que a sociedade é quem mais conhece suas necessidades e também é conhecedora dos caminhos que podem levar a uma solução. Aqui em Sobradinho, nós oferecemos o apoio possível e necessário para que os conselhos desempenhem suas funções. Somos parceiros, embora tenhamos muita clareza da autonomia que cada ente deve ter. Ficamos felizes em poder sediar esta importante discussão e receber os municípios do território do São Francisco. Crescemos com este encontro, porque pudemos trocar experiências e conhecer outras realidades” esclareceu a Secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *