Sobradinho vai iniciar as obras de reconstrução do Matadouro público com recursos próprios
A Prefeitura de Sobradinho se reuniu com marchantes, comerciantes e com equipe técnica da Secretaria de Agricultura para discutir a reabertura do matadouro da cidade, interditado em março do ano passado pelo INEMA – Instituto de meio Ambiente e recursos Hídricos do estado da Bahia.
A carne vendida em Sobradinho vinha sendo abatida no matadouro de Juazeiro, que suspendeu as atividades na semana passada.
Os marchantes expuseram as dificuldades pelas quais estão passando para fazer o abate e a comercialização da carne. A equipe técnica da prefeitura apresentou um projeto para a reconstrução das instalações, seguindo a legislação sanitária.
A obra já será iniciada na segunda-feira, dia 10, com recursos próprios do município. A previsão é de que em 40 dias seja concluída e entregue a população. “Dada a urgência da situação o Prefeito Luiz Vicente Berti orientou que nossa equipe elaborasse o projeto de reconstrução para garantirmos uma carne de qualidade a população e também o direito ao trabalho aos marchantes e comerciantes da cidade”, afirmou Cícero Alves, secretário de agricultura.
O Matadouro de Sobradinho foi inaugurado em 2001, na gestão do ex-prefeito Luiz Berti e desde esse tempo nenhuma reforma foi feita nas instalações, mesmo depois das notificações que as gestões passadas receberam dos órgãos de fiscalização.
Os comerciantes ficaram satisfeitos com a notícia. “Muitos de nós já estávamos pensando em mudar de ramo, mas com a obra de reconstrução estamos mais confiantes”, falou o comerciante Laudilino Oliveira.
O prefeito Luiz Vicente Berti, garantiu que a gestão fará uma força tarefa para agilizar a obra. ” A reconstrução do matadouro será uma das nossas prioridades nos próximos dias. Já estamos buscando as devidas licenças junto aos órgãos responsáveis para entregar, em tempo recorde, esse equipamento fundamental para a saúde pública da nossa população”, ressaltou o prefeito.
Ascom Prefeitura de Sobradinho