Um soldado da Polícia Militar morreu e outro ficou ferido na tarde deste sábado (8) após uma troca de tiros com bandidos que não obedeceram ordem de parada em Mallet, a 369 quilômetros de Campo Mourão. Abrão Kanclarovicz, de 37 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O outro policial militar envolvido na situação continua hospitalizado.De acordo com a PM, a tentativa de abordagem aconteceu por volta das 14h e levou a equipe a entrar em confronto com o grupo fortemente armado. Dois homens do grupo também morreram no local e o restante fugiu, mas seguem procurados pelas equipes em terra e por uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aérea.
A ocorrência começou quando a equipe policial viu um grupo suspeito dentro de uma caminhonete Toyota Hilux e de um Honda Civic e anunciou a abordagem, durante ação de apoio à Polícia Federal, em acidente. Os ocupantes não obedeceram a ordem de passar devagar pelo local e fugiram. A dupla de policiais realizou acompanhamento tático e, em determinado trecho da PR 153, em estrada rural, os suspeitos bateram a caminhonete e atiraram contra a equipe, que revidou ao ataque e baleou dois homens, que entraram em óbito no local. Outra dupla integrante do grupo fugiu a pé por um matagal e mais dois homens continuaram a fuga no Civic.
Um policial, mesmo ferido na perna, conseguiu socorrer o soldado Abrão e levar até o hospital, onde ele faleceu. Uma segunda PM, que recebeu as informações, foi até o local do confronto e encontrou os dois homens do grupo já em óbito.
Dentro do carro acidentado foram encontradas uma metralhadora e duas pistolas. Informações repassadas à PM apontam que os fugitivos do Civic teriam fuzis no veículo.
Luto
Em nota, a PM disse que o juramento de entregar a própria vida em prol da população paranaense verdadeiramente se cumpriu na tarde deste sábado. Devido a este fato lamentável, o Comando-Geral da Polícia Militar decretou luto oficial de três dias em todas as unidades da corporação espalhadas pelo Estado.
“Um final de semana muito triste para a corporação, perdemos um bravo policial que não hesitou em confrontar com bandidos fortemente armados na tentativa de proteger os cidadãos de bem. Quando entramos na Corporação juramos defender a sociedade, nem que isso nos custe a própria vida, e hoje o juramento foi cumprido, ou seja, justamente na véspera do Dias dos Pais, o soldado Abrão entregou sua vida, o seu bem maior e o de sua família”, disse o Comandante-Geral da PM, Coronel Mauricio Tortato.
“A PM é grata por isso e espera que a sociedade possa reconhecer este belo gesto do policial; que Deus ilumine e proteja a família deste militar estadual”, pede o Subcomandante-Geral da PM, Carlos Alberto Bührer Moreira. “Não descansaremos enquanto os algozes deste dedicado policial, deste exemplo de profissional, não estiverem presos, para tanto unimos esforços para as buscas que serão constantes em diversas regiões já mapeadas”, garante.
O soldado Abrão Kanclarovicz ingressou na Polícia Militar do Paraná em 07 de agosto de 1997, nesta sexta-feira (09/08/15) completou 18 anos de corporação, e atualmente estava na 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ªCIPM). Ele era casado e deixa esposa e filhos. No mês passado ele foi homenageado como policial destaque regional, por projetos sociais.