Sonambulismo é coisa do passado, a moda agora é…
…Enviar SMS sem estar acordado. Tempos modernos, comportamentos modernos.
Obviamente, o sonambulismo não foi extinto da face da Terra. Muitas pessoas continuam caminhando pela casa enquanto estão dormindo. Mas especialistas afirmam que é cada vez mais frequente pessoas enviarem mensagens por SMS no meio da madrugada, sem se dar conta do que estão fazendo.
Em entrevista ao canal CBS 2, dos EUA, uma jovem identificada como Megan admitiu que envia torpedos a amigos e familiares enquanto está dormindo. Ela não tem qualquer lembrança de ter enviado as mensagens.
“Eu acho que me levanto e envio as mensagens. Depois volto para a cama e não me lembro de nada”, comentou Megan, de 23 anos, que geralmente envia textos por celular entre 3h e 4h. As mensagens raramente fazem sentido.
Laura Hogya, outra entrevistada, disse que o fato de enviar mensagens dormindo traz péssimas consequências para ela. A qualidade do sono da americana está caindo assustadoramente. Mas, ao contrário, de Mega, Laura envia textos que fazem sentido – a maioria para clientes.
A perda da qualidade do sono é um alerta feito por médicos. Segundo eles, pessoas que enviam mensagens dormindo não conseguem alcançar o sono mais profundo e, assim, acordam exaustas, como se não tivessem ido para a cama. O quadro pode levar ao desenvolvimento de doenças bem sérias.
Em reportagem do “Daily Mail”, o médico Josh Werber deu uma dica para Megan, Laura e outros “viciados” em SMS durante o sono: não deixem o smartphone da cabeceira da cama – um hábito cada vez mais comum na vida contemporânea.