SPM apresenta Selo Lilás em Juazeiro e incentiva igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mundo do trabalho

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) realizou, nesta sexta-feira (24), a apresentação do Selo Lilás para diversos setores empresarial, comercial e da sociedade civil do município de Juazeiro. A atividade, que aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto, em parceria com a Secretaria da Mulher e Juventude, teve o objetivo de divulgar as inscrições para o segundo edital do Selo Lilás, que seguem abertas até o dia 12 de fevereiro pelo site (www.selolilas.spm.ba.gov.br).
Na atividade, a secretária da pasta, Neusa Cadore, destacou a importância do Selo Lilás como política pública que incentiva a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mundo do trabalho. Ela lembrou que as mulheres recebem 19,4% a menos que homens; na liderança, a diferença é de 25,2%; 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres e que 80% das mulheres conhecem ou já presenciaram situações de assédio no trabalho.
Segundo a secretária, a certificação contribui para dar visibilidade à situação vivida pelas mulheres na atualidade.
“Sabemos que 50% das mulheres são mães solo; 40% não têm acesso à creche; 20% recebem menos que os homens fazendo as mesmas funções; e 50% perdem seu emprego formal até dois anos após o nascimento de seus filhos. Então, as mulheres vivem um grande desafio para estar no mundo do trabalho, para ter remuneração justa. E o Selo Lilás propõe critérios como 30% de mulheres no quadro funcional ou plano para chegar a esse patamar; o respeito às leis trabalhistas; o enfrentamento e a prevenção de qualquer tipo de violência; políticas de inclusão e diversidade que contemplem mulheres trans, negras, indígenas e quilombolas. Trata-se de uma política pública que incentiva e reconhece o compromisso das empresas, entidade e organizações que efetivamente contribuem para mudar essa realidade, com a valorização e garantia de direitos das mulheres”, afirmou.
Em Juazeiro, a secretária Neusa visitou a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e também a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (Adesba), uma das 83 organizações certificadas com o Selo Lilás, na Bahia, em 2024.
Diretora da Adesba, Virgínia Brito, falou sobre os benefícios da certificação para o ambiente coorporativo. “A nossa organização tem como fundamento a valorização e o respeito ao trabalho da mulher. Então, é um marco o recebimento do selo, que vem coroar justamente o nosso trabalho, a nossa forma de fazer a Adesba e de como a gente constrói as nossas vidas, as nossas relações aqui no nosso trabalho e no nosso convívio”, pontuou.
A secretária das mulheres e juventude de Juazeiro, Érica Daiane, também falou sobre o compromisso do município com a certificação. “Isso é de suma importância porque vai ajudar muito a fomentar essa discussão da necessidade dessas empresas valorizarem ainda mais a mulher, adotando políticas de igualdade de gênero”, afirmou, ao destacar que já está em estudo, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, a possibilidades de promover incentivos para as empresas ou instituições que aderiram ao selo no município.
Sobre o Selo Lilás – O Selo Lilás foi criado com base na Lei Estadual 14.343, de 2021, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 22.173/2023, de 20 de julho de 2023. As empresas, entidades e organizações interessadas devem comprovar ações ou programas voltados à igualdade de gênero e à valorização das mulheres, tais como: políticas antidiscriminatórias; promoção da igualdade salarial; incentivo à liderança feminina e ao desenvolvimento profissional; e flexibilização de jornadas de trabalho para funcionárias gestantes ou lactantes.
Também participaram da apresentação do Selo, em Juazeiro, Francisca Teonília, presidenta do Conselho Municipal da Mulher; o prefeito Andrei Gonçalves; e o vice-prefeito Tiano Félix; dentre outras autoridades.
Saiba mais, acesse o edital completo no site: www.mulheres.ba.gov.br.
Siga a SPM nas redes sociais @spmba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *