Sport e Salgueiro iniciam disputa por vaga na decisão do PE

Primeira partida das semifinais do campeonato é nesta quinta-feira (21), às 16h, na Ilha do Retiro

Nas últimas quatro partidas entre os dois times, o Sport não conseguiu vencer / JC Imagem

Nas últimas quatro partidas entre os dois times, o Sport não conseguiu vencer

Com as recentes eliminações na Copa do Nordeste, o Pernambucano foi alçado à condição de “tábua de salvação” no primeiro semestre para Sport e Salgueiro, que iniciam a disputa por uma vaga na decisão do campeonato, nesta quinta-feira (21), às 16h, na Ilha do Retiro. No caso do Sport, a importância da partida vai além: pode não só devolver paz ao ambiente do clube depois da demissão de Paulo Roberto Falcão na segunda-feira como dar um pouco de respaldo ao trabalho do interino Thiago Gomes, até então o assistente-técnico.

É a segunda vez consecutiva que os dois times se encontram nas semifinais do Estadual – em 2015, deu Carcará. O Salgueiro, por sinal, vem se transformando em “pedra na chuteira” do Sport. Nos últimos quatro encontros entre eles, um empate e três derrotas rubro-negras. No Hexagonal do Título, foram duas vitórias por 1×0 dos sertanejos. “Estamos engasgados desde o ano passado com o Salgueiro. Na primeira fase de 2016, eles vieram aqui na Ilha e nos venceram. Agora é uma semifinal, um mata-mata. É outra história. Vamos com tudo para cima deles. Mesmo passando por uma situação difícil, nós temos condições de vencer”, disse o capitão rubro-negro, Durval.

No Salgueiro, todos evitam valorizar o retrospecto recente contra o Leão. Preferem exaltar o fato de o time pelo terceiro ano seguido estar entre os semifinalistas do Estadual. “Para o Salgueiro, o mais importante é ter entrado nas semifinais. Esse é o objetivo que tínhamos definido. Agora, é fazer os dois melhores jogos da gente no semestre para termos a possibilidade de chegar à decisão. Seria muito importante fazer isso pelo segundo ano seguido”, disse o técnico Sérgio China.

Sobre os times, os dois técnicos adotaram posturas diferentes. Mesmo com todo o elenco à disposição, Sérgio China apostou no mistério como estratégia para o Carcará. No Sport, Thiago Gomes abriu os treinos e confirmou a formação para a ida das semifinais. Nenhuma novidade em relação às peças que vinham sendo utilizadas por Falcão, mas o interino deve promover mudanças no sistema tático. “Muda um pouco sim (na formação). Falcão tinha a sua filosofia de trabalho, o seu método. Thiago tem outra. Ele tem o método de jogar dele. Acho que vai mudar bastante. Espero que para melhor”, comentou o volante Rithely.

Para a partida, Thiago Gomes não poderá contar com os três principais meias de criação do elenco: Diego Souza, Clayton e Gabriel Xavier. Os dois primeiros não estão inscritos no Pernambucano, enquanto o último ainda se recupera de lesão muscular. Por isso, o interino vai adiantar o volante Luiz Antônio no meio-campo. Outro desfalque é o atacante Túlio de Melo, artilheiro do Leão na temporada, com seis gols no ano.

Independentemente das peças, Thiago Gomes disse que acredita num Sport com “pegada” em campo. Para ele, o elenco está sedento por vitórias e títulos. Opinião que foi compartilhada por Rithely. “O que vale é a vaga na final. Desde 2014 não disputamos uma. É isso o que queremos, é o que o torcedor quer”. (JC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *