STJ: ministros cobram de presidente da corte abertura de inquérito sobre mensagens da Lava Jato

Investigação teria como foco diálogos hackeados que tratam de integrantes da corte

Redação
Foto: Divulgação/STJ
Foto: Divulgação/STJ

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, está sendo pressionado por uma ala da corte para que instaure inquérito a respeito das mensagens trocadas entre integrantes da Lava Jato.

A ideia, segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, é adotar a mesma estratégia do Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu apuração sobre ataques e notícias falsas contra o Supremo.

A avaliação no STJ é que se faz necessária uma reação contundente aos procuradores que indicaram intenção de investigar os magistrados para impor limites à classe. No dia 5 de fevereiro, o presidente da corte solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) apuração de membros do Ministério Público Federal após a CNN Brasil mostrar que eles sugeriram, em diálogos obtidos pela Polícia Federal, pedir “análise patrimonial” de ministros do STJ.

A expectativa é que Augusto Aras, chefe da PGR, abra inquérito na quinta (18). Integrantes da corte, porém, avaliam que Aras não priorizará o inquérito e não o acelerará para evitar mais mal-estar com a categoria. Por isso, insistem para que a própria corte instaure apuração de ofício. O caso deverá ser resolvido em reunião do tribunal após o Carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *