STJD pune e rebaixa Portuguesa. Fluminense permanece na série A
A iminente reviravolta na Série A do Campeonato Brasileiro foi confirmada. Na tarde desta segunda-feira (16), a 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD, puniu a Portuguesa de forma unânime (5×0) com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do jogador Héverton na última rodada da competição, contra o Grêmio. Desta maneira, a Lusa despencou de 48 para 44 pontos na tabela de classificação, sendo rebaixada para a Série B ao lado de Vasco, Ponte Preta e Náutico. O Fluminense, que terminou com 46 pontos, se salvou da queda para a Segundona.
A Portuguesa vai recorrer da decisão e o caso será analisado pelo Pleno do STJD, dia 27 de dezembro. “Vamos ao Pleno, porque em 2010 era imoral tirar o título do Fluminense. Por que agora não é imoral rebaixar a Portuguesa e deixar o Fluminense na Primeira Divisão? A camisa do Fluminense fez a diferença. Mas o que couber a Portuguesa vai atrás. Vamos até o final de acordo com o nosso direito”, disse o presidente da Lusa, Manoel da Lupa.
Vale a pena lembrar que, caso também perca no Pleno do STJD, a Portuguesa ainda pode recorrer à Justiça Comum e provocar uma grande confusão no Campeonato Brasileiro. “Não me conformei com a decisão, é claro. O Tribunal deixou evidente que o artigo 214 não leva em conta a conduta (o clube tentou provar que não teve má fé em escalar Héverton), mas em outros casos não foi assim. Tem que ter equilíbrio. A dose foi exagerada contra a Portuguesa, mas tenho esperança em reverter a situação no Pleno”, disse o advogado da Lusa, João Zanforlin.
Fonte: JC Online