Sucesso da Manchete: Quais atores de ‘Pantanal’ morreram?
A novela amada pelos brasileiros em 1990 já não conta com seu elenco marcante completo
Wallacy Ferrari
Em 27 de março de 1990, estreava na Rede Manchete a novela Pantanal, que em poucas semanas, seria a primeira em décadas a bater de frente as telenovelas da TV Globo a nível nacional. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a direção era feita por Jayme Monjardim, além de contar com dezenas de personagens que marcaram a memória nacional.
Prestes a receber um remake especial, parte do elenco presente na versão original da trama não poderia assistir suas representações na adaptação da TV Globo. Algumas dessas figuras, de exímia importância para o enredo, marcaram o imaginário popular brasileiro.
Personagens marcantes
Ainda nos primeiros capítulos da trama, há o personagem Antero Novaes, um viciado em pôquer que falece no 15º capítulo após fazer uma jogada impressionante.
Era interpretado pelo lendário Sérgio Britto, que não apenas contribuiu com sua atuação em mais de três dezenas de novelas, como é marcado por um feito histórico.
Sérgio foi o diretor da novela Ilusões Perdidas ao lado de Líbero Miguel, sendo a primeira telenovela produzida pela TV Globo, em 1965, estreando no dia em que a emissora foi inaugurada. Ele faleceu em 17 de dezembro de 2011, aos 88 anos, devido a problemas cardiorrespiratórios.
Outro ator que participou da primeira fase da trama foi Alexandre Lippiani, que deu vida a Raimundo, irmão da protagonista Juma. O ator, também conhecido por dar voz ao personagem Woody no primeiro filme da franquia ‘Toy Story‘, faleceu precocemente aos 32 anos em 1997, após uma violenta colisão com um poste enquanto viajava de carro.
Marcados na trama
Um dos principais personagens da trama é José Leôncio, pai de Jove e, ao longo do enredo, sogro de Juma. Foi interpretado pelo ator Cláudio Marzo, que ainda em Pantanal viveu o Velho do Rio, uma figura de auxílio para pessoas perdidas na floresta ou quando eram picadas por cobras típicas da região. Cláudio morreu em 2015, aos 74 anos, após complicações pulmonares.
Outro astro da novela que faleceu precocemente foi Rômulo Arantes, que dá a vida a Levi na produção da Rede Manchete; o ator, que chegou a participar de três Jogos Olímpicos como nadador antes de se dedicar a atuação, faleceu aos 42 anos em 2000, após uma queda de um ultraleve, falecendo junto com o piloto.
Ainda durante a primeira fase, os atores Valter Santos e Kito Junqueira interpretaram pistoleiros e, faleceram de ataques cardíacos fulminantes. Valter, em 2013, e Kito, em 2019.
Outro papel que chamou atenção foi o de João Alberto Pinheiro, que interpretou o peão gay Zaqueu. No ano seguinte ao término da produção, ele faleceu em decorrência de complicações da AIDS.