Tarcísio se cala sobre tarifas de Trump contra exportações brasileiras
Depois de usar boné com slogan de campanha do presidente dos EUA, governador silencia sobre medida que prejudicará a economia de São Paulo e do Brasil

São Paulo é o estado que mais exporta para os Estados Unidos, sendo responsável por 33,6% do que o Brasil vendeu ao mercado norte-americano em 2024. A imposição da nova tarifa pelo governo estadunidense poderá afetar diretamente as exportações de etanol e prejudicar o agronegócio paulista, uma vez que São Paulo lidera a produção nacional do biocombustível.
O silêncio vai na contramão de posições anteriores adotadas pelo governador paulista. Em janeiro, Tarcísio celebrou a posse de Donald Trump por meio de uma mensagem nas redes sociais, afirmando que a data era um “grande dia”. Já em seu discurso de posse, Trump ameaçou impor uma guerra comercial contra diversos países, incluindo aliados ou parceiros, como o Brasil.
Em uma outra manifestação, também em janeiro, Tarcísio publicou uma foto no X, antigo Twitter, usando um boné com o slogan da campanha de Trump: “Make America Great Again (MAGA)”, “Tornar a América Grande Novamente”, em português, em sinal de apoio à eleição do Republicano à Casa Branca.