Taxa de desemprego chega a 24,8% na RM de Salvador
A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela SEI, em parceria com Dieese, Setre e Seade, e divulgada nesta quarta-feira, 27, também revelou uma piora no mercado de trabalho da região metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo o levantamento, a taxa de desocupação atingiu em junho 24,8% da População Economicamente Ativa (PEA) – 1,1 ponto percentual a mais em relação a maio (23,7%). Ou seja, o desemprego já atinge um em cada quatro trabalhadores da Grande Salvador.
Conforme a pesquisa o contingente de desempregados foi estimado em 465 mil pessoas no mês passado na RMS, 24 mil a mais do que maio. Este resultado decorreu do decréscimo do nível de ocupação (eliminação de 11 mil postos de trabalho) e da elevação da PEA (13 mil pessoas passaram a fazer parte da força de trabalho da região).
O contingente de ocupados reduziu-se em 0,8%, ficando estimado em 1,409 milhão de pessoas. Houve acréscimo no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (geração de três mil posto) e na Indústria de transformação (dois mil) e redução nos Serviços (eliminação de 13 mil postos de trabalho) e na Construção (menos quatro mil)