Temistocleia: a Mestre de Pitágoras

Temistocleia (séc. VI a. c.), foi a matemática quem ensinou Pitágoras, a Geometria e a Aritmética, mas também ensinou os Princípios da Ética.
Mulher… Sacerdotisa… Filósofa… Matemática… Temostocleia ensinou a quem queria aprender, com sua didática e pedagogia extremamente eficiente, o que a faz Mestra dos Mestres.
E na terra dos antepassados gregos tinham muitos que queriam, aprender! E foram muitos os que aprenderam com Temistocleia … iniciaram no conhecimento e, por sua vez, iniciaram a próxima geração.
Os templos dos deuses gregos com sacerdotes e sacerdotisa não funcionavam exclusivamente como centros religiosos. Um dos mais famosos e conhecidos em todo o mundo antigo, o Santuário do Deus Apolo em Delfos, onde os gregos antigos julgavam ser o centro da Terra, o umbigo do mundo, também serviu como uma Universidade.
As ordens dos sábios gregos, esculpidas nas colunas do templo, foram destinadas a cultivar alta moralidade em seus numerosos visitantes.
E o topo e misterioso Delphic “E” até hoje é interpretado por muitos como uma forma de receber o visitante de Apolo, que significa “eu sou” mas também “Você é” um vínculo inquebrável entre deuses ancestrais e humanos.
Temistocleia era uma matemática e ensinou a Pitágoras os princípios da Geometria e Aritmética Puras e Aplicadas. Pitágoras admirava muito o seu conhecimento e sabedoria.
De acordo com Aristóxenes,l filósofo grego do séc. IV a. c.,, sua admiração e respeito por esta mulher foi a razão pela qual ele, mais tarde, aceitou mulheres em sua escola, não só como estudantes, mas também como professores, entre os quais estavam sua esposa e filhas.
Temistocleia era um matemática e também uma Sacerdotisa Délfica. Ela também é mencionada por Diogenis Laertios, um estudioso e escritor.
Pitágoras, um homem sábio com ética rara, foi ensinado por quase a totalidade dos seus princípios morais por Temistocleia. A Mestra ainda ensinava aos visitantes de Delfos que tinham a vontade relevante.
Temistocleia decoradou o altar de Apolo com formas geométricas, que ele tanto adorava!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *