“Tenho sonho de ser vereadora e estou pronta para isso”, diz candidata
Maria dos Anjos Fonseca
Grazzielli Brito – Ação Popular
Candidata a vereadora em Petrolina, Pernambuco, pelo partido Democratas (DEM), Maria dos Anjos Fonseca, é a primeira candidata da vizinha cidade a conceder entrevista ao Ação Popular. Dos Anjos, como é conhecida, diz estar firme em sua primeira campanha eleitoral. Formada em Serviço Social, trabalhou muito tempo prestando serviço nessa área, na Secretaria de Saúde e de Educação de Petrolina, depois esteve à frente da Secretária da Mulher, também coordenou uma ONG na cidade durante 10 anos, com atendimento voltado a mulher.
Apesar de estar se candidatando pela primeira vez, Dos Anjos diz que sempre quis ser vereadora, mas que somente agora surgiu a oportunidade, através do convite de Osvaldo Coelho (DEM) e Júlio Lóssio (PMDB), e que mesmo nos ‘bastidores’, sempre trabalhou com política. “Sempre trabalhei pra Dr. Osvaldo Coelho e fui filiada ao DEM, partido do qual tenho muito orgulho, é o partido que sonha e faz. E hoje tenho esse sonho de ser vereadora, estou pronta para isso”, disse confiante.
Dos Anjos diz que foge desse discurso, dos candidatos, de propostas para saúde, educação e etc. porque quem vai definir isso é a comunidade. “Quem vai me dizer a urgência de sua comunidade é a própria comunidade então irei fazer projetos com ela. O que prometo é trabalho, principalmente, em favor da mulher. Essa vai ser minha maior bandeira”, assegurou.
Na coligação “Pra Frente Petrolina”, composta pelos partidos DEM, PSDB e PMDB que lançou 38 candidatos, ela acredita que a atual gestão municipal faz um bom trabalho. “O projeto Nova Semente, por exemplo, é um sucesso. Traz benefícios pra família inteira. Quando a mãe deixa sua criança em segurança, ela sai pra se capacitar ou trabalhar, isso é desenvolvimento para a família inteira”.
Quanto às dificuldades encontradas, diz que a maior é a descrença da população. “As pessoas não acreditam mais na política, ofendem os candidatos. Isso me choca. Tive vontade de desistir no início, mas a gente tem que lutar contra isso. As pessoas têm que participar do processo eleitoral de outra maneira”, disse ainda que os vereadores com mandato deixam a desejar. “É muito bate-boca, esse não é meu perfil. Além disso, tenho muita preocupação com outra coisa: a votação dos projetos acontecem de acordo com interesses políticos e não deve ser assim. Tenho compromisso com Osvaldo, com Júlio mas meu compromisso maior é com o povo de Petrolina”.
Aos eleitores a candidata pede que confiem, que participem do processo eleitoral e que depois cobrem de seus candidatos. “Estou muito confiante, fiz um belo trabalho na Secretária da Mulher, muitos ainda não sabem que sou candidata para isso conto com a imprensa e com o início do Guia Eleitoral”, finalizou.