TJPE atinge marca de 2 mil júris em 2013 e registra aumento de 23,76% em relação ao ano anterior
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) atingiu, nesta semana, a marca de dois mil júris realizados esse ano. Um aumento de 23,76% em relação a 2012, quando foram realizados 1.616 julgamentos. O resultado faz parte de uma série de ações promovidas pelo Judiciário estadual para o levantamento e acompanhamento dos processos relativos à Meta 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp/ CNJ), que trata do julgamento de crimes dolosos.
Segundo o desembargador Alexandre Assunção, gestor da meta em Pernambuco, a expectativa é de que até o fim do ano, o número de júris realizados chegue a 2.100. “Esse incremento é resultado de todo o esforço empreendido pelo Tribunal e por seus membros, juízes e servidores, para o cumprirmos uma ação de combate à impunidade” ressaltou.
Ainda segundo o magistrado, para o próximo ano, o desafio será maior. “Teremos ainda mais processos para julgar e, por isso, precisaremos contar com o engajamento de todos para alcançarmos resultados importantes”, afirmou. O gestor da meta também reforçou a necessidade de contar com o Ministério Público e a Defensoria Pública para atuar na semana.
Uma das estratégias nacionais para o enfrentamento da impunidade é a realização de uma Semana Nacional de Tribunal do Júri, quando é esperado que toda unidade judiciária com competência para júri deverá realizar ao menos um júri para cada dia da semana.
O evento acontece de 17 a 21 de março do próximo ano. Um ofício foi encaminhado aos magistrados de Pernambuco solicitando que eles mandem, até o dia 10 de dezembro, a pauta de julgamentos prevista ou proposta para a semana. Também foram adotadas outras medidas para acompanhamento dessas ações.