Membros das torcidas organizadas de Paysandu e Sport se envolveram em briga generalizada na manhã desta segunda-feira (23), na av. Almirante Barroso, em Belém. Cenas de violência ocorrem em frente ao estádio da Curuzu, onde Paysandu e Sport se enfrentam nesta noite, às 18h30, pela 28ª rodada da Série B.
Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver fortes agressões sofridas por um torcedor rubro-negro, também foi registrado um momento em que torcida organizada do Paysandu encurrala rubro-negros, em direção à sede de uma organizada do clube do Remo. Após a confusão, a rua foi encontrada com pedaços de pedras e madeiras, além de lojas no entorno danificadas. As autoridades foram acionadas para conter os conflitos.
Na semana passada, o Paysandu tentou vetar a presença da torcida do Sport no duelo, mas não conseguiu. O próprio Sport também se movimentou exigindo a carga de 10% prevista para os visitantes por regulamento. Vale lembrar que a principal organizada do Sport é parceira da do Remo, rival do Paysandu.
A direção do Papão divulgou nota oficial sobre o ocorrido. Clube paraense confirmou que acompanhou os fatos e presta total apoio às autoridades. Ainda na nota, o clube ressaltou pedido de paz para a partida de hoje à noite, para que transtornos não ocorram dentro ou fora do estádio.
Confira na íntegra nota do Paysandu Sport Club
O Paysandu Sport Club, por meio da Diretoria de Segurança, informa que acompanha os fatos que ocorreram no início da tarde desta segunda-feira (23), na avenida Almirante Barroso, em Belém, e que presta total apoio às autoridades.
O clube ressalta que as praças esportivas e seus entornos são ambientes de lazer que devem acolher todos os públicos, nos quais devem prevalecer a paz e a harmonia, sem espaço para quaisquer episódios de desordem.
Por fim, o Paysandu ressalta e estende à sua imensa e apayxonada torcida o pedido de paz, para que a partida da noite de hoje ocorra sem transtornos dentro ou fora do Estádio Banpará Curuzu.
MORTE
Na semana passada, as brigas de torcidas organizadas causou uma vítima fatal aqui no Recife. Na madrugada última quinta-feira (19), após a partida entre Sport e Goiás, pela 27ª rodada Série B, Lucas Vinícius Gomes de Almeida Santos, de 28 anos, foi brutalmente espancado por membros da principal uniformizada do Santa Cruz e não resistiu. O fato aconteceu na Rua Bolívar, em frente à sede do grupo coral, no bairro do Arruda.
Conhecido como Japa Barbeiro, ele era membro da maior organizada do Sport e foi ao local com mais algumas dezenas de rubro-negros. O intuito era entrar em confronto com o grupo do Goiás, que é aliado dos tricolores. As duas torcidas, por sinal, estavam presentes juntas na partida na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A distância entre onde aconteceu a partida e onde a morte foi registrada são de 24 km.