Transporte escolar é usado para fins eleitoreiros em Canudos
Grazzielli Brito – Ação Popular
Na cidade de Canudos, Bahia, um ônibus escolar que deveria ser usado exclusivamente ao transporte de estudantes da rede pública de ensino, estava sendo usado também para crime eleitoral segundo o vereador Jilson Cardoso (PSDB). A denúncia é de que pessoas foram levadas a Juazeiro no transporte escolar para que garantissem seus documentos, em troca teriam que votar no prefeito Arcênio Almeida (PRB), popular Senoca, candidato a reeleição e no candidato a vereador José Raimundo (PP) que é esposo da secretária de educação do município.
Segundo Jilson Cardoso ele já havia sido informado de que esse crime eleitoral vinha acontecendo. “Na madrugada de quinta (20) fui até Bendegó, com outros companheiros da coligação, na BR 235, para interceptar o ônibus. O motorista não é do quadro de servidores da prefeitura, ele tentou furar o bloqueio que fizemos e teve ate colisão com um dos veículos, mas nada grave”, relatou o vereador. Em seguida chegou o grupo político do prefeito e a confusão foi grande.
Os ânimos foram acalmados pelos policiais de Euclides da Cunha, como conta o fisioterapeuta Rômulo Sá, conhecido Rômulo de Itinho, que também estava no local. “Foi feita uma barreira pra deter o ônibus até que a policia chegasse. O ônibus parou conversamos mas o motorista ficou nervoso. Ligávamos para 190 e não atendiam, em um momento parou de chamar, então pedimos a uma pessoa pra ir lá no quartel o portão estava trancado e ninguém apareceu. Tivemos que ligar pra Euclides da Cunha pra vim polícia de lá”, queixou-se Rômulo.
Tanto Rômulo quanto Jilson declararam que vão ao Ministério Público entrar com uma representação contra a coligação “Pra Canudos continuar crescendo”, uma vez que estão de posse de fotos e vídeos que registram o crime eleitoral. Jilson ainda lembrou que “o prefeito insiste em dizer que é candidato. Mas o ex-prefeito, Manoel Adriano Filho, conhecido como Dr. Vavá, irmão de Senoca, já foi ao rádio dizer que está preparando outro nome pra eleição”, finalizou.